Após volta presencial, descanso nas férias é imprescindível, alerta psicóloga da UNITAU

13/07/2022 20h19

Volta presencial, Covid-19, Descanso, Férias

 

Com as mudanças nas relações profissionais e pessoais ocorridas durante a pandemia de Covid-19, o retorno dos alunos à rotina presencial no primeiro semestre de 2021 foi desafiador. Situações cotidianas, como a convivência com os colegas em sala e o cumprimento de horários, se tornaram mais complicadas do que no período pré-pandemia.

As readaptações para a volta presencial foram, de certa forma, parecidas com as dificuldades para entrar no modo online, como relembra a Profa. Ma. Monique Godoy, docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU). “Organizar os estudos, os horários, conseguir se organizar com o espaço e com o tempo para se deslocar até a faculdade. E algumas das dificuldades foram relacionais, por exemplo, conflitos de ideias em sala de aula e como se comportar na faculdade”, cita.

A reorganização das tarefas e das atividades para o retorno presencial gerou impactos na saúde psicológica, que já havia sido afetada pelo período de isolamento social. De acordo com o estudo Global Student Survey, realizado pela Chegg.org, 32% dos universitários consideram que a saúde mental foi prejudicada após as liberações da quarentena. Para a pesquisa, foram ouvidos 16,8 mil estudantes de graduação, de 18 a 21 anos, em 2021.

Segundo a professora Monique, em meio às mudanças, é importante entender que o corpo pode atingir um ponto crítico e, por isso, desacelerar é fundamental. “Por dificuldade de lidar com estressores, nós podemos desenvolver doenças físicas. Por isso, as férias, o final de semana, o feriado. É importante para que possamos descansar e colocar esses estressores em pausa”, alerta.

A especialista reforça a necessidade de, nas férias, focar em bons vínculos, reconhecer e valorizar as conquistas, sem focar nas limitações e nas dificuldades encontradas. “O descanso é presente, é você estar ali em contemplação com aquilo que lhe faz bem. Vai ter o tempo de planejamento, de execução, de reavaliação de seus recursos e, então, você vai poder se dedicar a esses novos projetos e se colocar à disposição do novo”, aconselha.

Ariane Galhardo

ACOM/UNITAU