#DeverCumprido, obrigada Profa. Nilde e Prof. Plínio

08/07/2022 13h29 ⋅ Atualizada em 11/07/2022 09h29

Ser melhor, Aposentadoria, Professor, #DeverCumprido

A UNITAU agradece pelo trabalho realizado pelos professores Nilde Ferreira Balcão e Plínio de Toledo Piza Filho, que se aposentaram no dia 06/07.

Nilde se formou em Ciências Sociais e fez seu mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhando na UNITAU desde 2002, a professora, que contribuiu com seus trabalhos no Instituto Básico de Humanidades até então, destaca que cada dia na Universidade foi importante ao seu próprio modo. “Não consigo tirar da minha vida na UNITAU um momento importante. Eu tive a experiência de fazer o que eu gosto em um ambiente agradável”, relembra. Para ela, a aposentadoria não é o momento para estagnação. “A palavra para esse momento é me reinventar, ter um outro estilo de vida. Não vou ficar em casa, não vou fazer crochê”, brinca.

Já o professor Plínio se formou em Arquitetura e Urbanismo pela USP em 1973, especializou-se em paisagismo e realizou seu mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie. O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo começou a trabalhar na UNITAU em 1993. Durante os quase 30 anos de serviço, um dos momentos mais marcantes da carreira foi a oportunidade de fazer projetos com universidades internacionais. “Um ponto auge foi um convênio com a universidade Oxford Brookes, em que o professor Flávio Malta e eu tivemos a oportunidade de ir para a Inglaterra pela UNITAU. Depois, desenvolvemos um trabalho em conjunto com eles. Esse foi um momento muito interessante”, relembra.

Para ele, a aposentadoria é tempo de fazer mais o que ama e inspirar-se por meio de hobbies. “Meu plano é me dedicar à pintura e às artes plásticas. Neste ano fiz uma exposição em São Paulo e também vou retomar com o meu escritório de paisagismo”, planeja.

Júlia Almeida