Iniciação Científica: confira os três editais abertos

09/05/2022 20h21 ⋅ Atualizada em 19/05/2022 11h53

Projetos, EAD, Pós-graduação, Graduação, Pesquisa, Iniciação Científica, ciência

O Programa de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté (UNITAU) está com três editais abertos e recebem projetos de níveis de graduação, para alunos dos cursos presenciais e EAD.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), oferece bolsas de estudo aos dez estudantes selecionados durante um ano. As inscrições começam dia 09 de maio e vão até as 23h de 3 de junho. Clique aqui para conferir o edital.

Além desse, outras duas seleções estão com editais abertos. A primeira, do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICVol), é voltada aos alunos que desenvolvem projetos de pesquisa a nível de graduação, pós graduação e EAD. Esta modalidade, porém, não implica concessão de bolsa. Neste, o período de inscrições é de fluxo contínuo, ou seja, o aluno pode se inscrever a qualquer momento. Confira aqui o edital. Na segunda, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 20 projetos serão selecionados e subsidiados por bolsa de estudo pelo período de 12 meses para desenvolvimento de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até às 23h do dia 3 de junho. Clique aqui para ler o edital.

Sobre a Iniciação Científica

A Iniciação Científica tem o objetivo de engajar os estudantes no ambiente de pesquisa, incentivando-os a enriquecer sua formação acadêmica. A aluna do 7º semestre do curso de História, Izabela Zogbi, entrou no Programa logo no início do curso e segue colhendo bons frutos dessa iniciativa. “A pesquisa me ajudou a focar mais nos estudos e ver os frutos disso. Tive a oportunidade de apresentar minha pesquisa num congresso da USP. Foi uma experiência um tanto apreensiva, mas ao mesmo tempo incrível, pois apresentei sobre Monteiro Lobato, tema que aprendi a gostar no decorrer da pesquisa”, conta a estudante e pesquisadora.

A participação no programa promove a oportunidade e os conhecimentos necessários também àqueles que se formam mas que continuam pesquisadores mesmo após a formação. Esse foi o caso de Matheus Firme, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU.Atualmente, continuo com os projetos de pesquisa com a Profª Dra. Viviane Fushimi, que tem me apoiado nas descobertas dos novos comportamentos dos consumidores com as mídias sociais e suas influências”, comenta o egresso, que pretende preparar uma pesquisa para a submissão na Intercom, congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Quem pode se inscrever nos editais de Iniciação Científica?

Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, os projetos devem ser inscritos pelos professores orientadores. Para ser selecionado, o aluno deverá ter nota média de aproveitamento igual ou superior a 7, não ter outros tipos de bolsa e estágio remunerado, entre outros. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para prog.ic@unitau.br

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU!

Karina Reis