UNITAU participa de encontro com Cônsul da Índia no HITT

05/05/2022 18h57

Oportunidade, UNITAU, HITT, Inovação, Empreendedorismo, Intercâmbio, Internacional

A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa, no dia 12 de maio, de um encontro com o Cônsul Geral da Índia no Brasil. O encontro acontece nas instalações do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT) e será uma oportunidade para o fortalecimento de relações institucionais com o Consulado.

A visita do representante diplomático foi motivada pela conquista da Samvidha Pay, startup residente do HITT, do segundo lugar do concurso mundial promovido pelo International Incubation Program (INP). Em setembro de 2021, a startup representou o país e o Vale do Paraíba, em um dos mais importantes programas de incubação realizado em parceria entre Brasil e Índia.

“Esse encontro é de grande importância para o fortalecimento da área de relações internacionais da Universidade de Taubaté, uma vez que evidencia o papel da UNITAU no estímulo e na promoção do empreendedorismo da nossa cidade e região, com foco na inovação tecnológica”, afirma a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNITAU, Profa. Dra. Adriana Leônidas.

Para a coordenadora do ERI, o estreitamento de relações pode permitir ações de intercâmbio e cooperação. “Abre ricas possibilidades para o intercâmbio com a Índia, por meio de acordos de cooperação acadêmica, científica e tecnológica com instituições indianas, que permitam o avanço das nossas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”.

A Samvidha é uma fintech, empresa que atua no mercado financeiro com processos exclusivos de tecnologia que não se limita a bancos digitais, mas envolve também outros serviços

“O HITT teve uma grande importância no processo, pois foi por meio dele que soubemos do programa. Graças ao HITT, pudemos nos inscrever sem pagar taxa de inscrição”, afirmou o CEO da Samvidha, John Petson.

A Samvidha competiu com startups de diferentes países, algumas incubadas em centros de inovação mais robustos. “A empresa mostrou a importância dela no ecossistema de negócios. Ela se destaca não só local, mas mundialmente, resultando numa avaliação positiva para nós do HITT. É um Hub novo, importante para a cidade de Taubaté, e dessa forma, consolidando nosso trabalho, gerando oportunidades para empreendedores desenvolverem a habilidade de inovar", argumentou Altair Emboava, gestor do HITT.

A chegada do cônsul indiano ao HITT está prevista para as 14h30. Também estarão presentes autoridades estaduais e locais, representantes de startups, além de convidados do setor empresarial.