Os diferenciais do programa Alimentação Melhor

25/04/2022 19h32 ⋅ Atualizada em 26/04/2022 16h35

Feirinha da Agro, Funcionário, Ser melhor, Alimentação Melhor

 

Desde 2019, o programa Alimentação Melhor, da Universidade de Taubaté (UNITAU), oferece cestas de alimentos da Feirinha da Agro mensalmente aos seus  funcionários, atendendo as 1º e 2º meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU 2030, que são de erradicar a pobreza e a fome, e promover a agricultura sustentável. As verduras, frutas e legumes são produzidos no Departamento de Agronomia. 

A ação conta com a participação de professores, funcionários, bolsistas e alunos da UNITAU. “O estágio nos ajuda muito. Além do desconto da bolsa aprimoramento e do desenvolvimento pessoal e profissional, também, muitas coisas que estou aprendendo no estágio, eu irei ver em disciplinas no futuro já com um conhecimento maior.” explica Rafael Basso, bolsista do 2º semestre de Agronomia. 

Cada cultura tem o seu tratamento específico e exige cuidados diferenciados. Por exemplo, na fruticultura, é necessário a poda das árvores, a retirada de excessos de frutos e o ensacamento, que consiste em utilizar sacos de papéis impermeáveis nos frutos para proteger de insetos. Já no caso da horticultura, é fundamental que a atenção se concentre no espaçamento adequado entre os canteiros e na adubação recomendada para cada cultura. 

 

Visando a sustentabilidade da produção e o comprometimento com a saúde dos consumidores, os alimentos que não estiverem em condições de serem consumidos, são separados e destinados aos animais, nunca sendo desperdiçados. Além disso, é evitada ao máximo a utilização de agrotóxicos, garantindo a qualidade dos alimentos ofertados. 

Sendo assim, por meio do Programa Alimentação Melhor, a UNITAU beneficia muitas famílias, viabilizando uma refeição mais nutritiva e melhorando a qualidade de vida dos funcionários. 

Nosso compromisso é benefício para você!

Karina Reis

ACOM/UNITAU