Departamento de Arquitetura e Urbanismo comemora 100 anos do Modernismo no Brasil com ciclo de debates

17/03/2022

Aluno, Ciclo de debates, Arquitetura e Urbanismo, UNITAU, Conhecimento

Os 100 anos do Modernismo na Arte e na Arquitetura Brasileira são tema do Ciclo de debates realizado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) durante todo o ano de 2022. As primeiras conversas acontecem presencialmente nos dias 17, 23 e 24 de março e reúnem pesquisadores, professores, autores e artistas.

No convite para os alunos, o Departamento relembra que o Vale do Paraíba foi "mais do que cenário" para o movimento e esteve vinculado ao Modernismo por ser berço de personagens marcantes. "Um deles é Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté e integra de modo peculiar a Modernidade brasileira, como personagem e autor de uma obra diversa, polêmica e contraditória", diz o texto.

O Ciclo de debates ocorrerá de forma crítica e histórica, para compreensão da arte e da arquitetura moderna, na construção da identidade cultural do Brasil contemporâneo.

Um dos integrantes da comissão organizadora do evento é o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos. "O tema contribuirá para a formação dos alunos, dando a oportunidade de que eles aprendam de maneira diferente. A ideia é que a cada 20 dias ocorram novas atividades durante o ano”, afirma.

Em 2022, comemoram-se também os 200 anos da Independência do Brasil, tema que entrará na pauta dos debates ao longo do ano. O objetivo das discussões é proporcionar a introdução dos calouros ao Departamento e, ao mesmo tempo, aprofundar o contato de todos os alunos com questões atuais.

Confira abaixo a programação de março. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo fica na Praça Félix Guisard, número 120, no centro de Taubaté.

17/03 | 10h: Um Jeca na Vernissage, 26 anos depois.
23/03 | 19h: Lobato e o Modernismo. Roda de conversa e lançamento do livro "Na trilha de Lobato: o grande inquieto".
24/03 | 10h: O Modernismo e a "caipiracidade": Monteiro Lobato e Mazzaropi.

 

Linda Uberti

ACOM/UNITAU