Alunos e professores da UNITAU aprovam experiência em apoio à Copa internacional de mountain bike

10/12/2021 15h24

Extensão, Aluno, Oportunidade, Evento, Comunidade

Estudantes e professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) que participaram como voluntários na Copa internacional de mountain bike (CIMTB) aprovaram a experiência proporcionada pelo evento. Durante os três dias de competição, as equipes puderam colocar em prática os conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula.

A copa foi disputada entre os dias 3 e 5 de dezembro no Parque do Itaim e contou com a participação de cerca de 600 ciclistas inscritos. Alunos de diversos cursos puderam ajudar no atendimento aos atletas e ao público, além de na logística, na premiação e no apoio a outros setores.

A voluntária Rebeca Tamires da Silva Malta, do 6° período de Enfermagem, destacou a oportunidade do conhecimento prático obtido. “A professora pode explicar para nós o que fazer e como fazer na prática. É um tipo de atendimento ao paciente com que a gente não teve contato antes. Acho muito legal essa oportunidade que a Universidade nos dá”, afirma Rebeca.

Os alunos puderam lidar com situações diferentes daquelas da sala de aula ou até mesmo dentro do estágio. “A proposta de trazer os alunos foi para que eles pudessem ter uma vivência de atendimento à população, dentro de um ambiente esportivo, e de como lidar com diferentes situações. Então, eles agiram em todas as partes, eles trabalharam no gerenciamento do local, fazendo relatórios, cuidando e organizando o material e atendendo os casos”, explica a Profa. Dra. Vânia Maria de Araújo Giaretta, do Departamento de Enfermagem da UNITAU, que também atuou como voluntária.

Outra voluntária na competição e colega do Departamento de Enfermagem, a Profa. Ma. Ana Cláudia de Lima Lara, reforçou a riqueza do aprendizado. “Proporciona para os alunos uma experiência, uma vivência diferente do estágio”.

A terceira e última etapa da copa aconteceram pela primeira vez em Taubaté. Coube à Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU auxiliar a prefeitura e a organização da competição. O Prof. Me. Maurício Leonel Galdino, do Departamento de Educação Física da UNITAU, conta estar à disposição para o evento do ano que vem.

“A UNITAU, por meio da PREX, participa de várias ações em contato com a comunidade. Esses eventos são oportunidades únicas para agregar valor na formação dos profissionais. Foi a primeira vez que Taubaté participou dessa competição, que existe há mais de 20 anos, então os professores já se colocaram à disposição para o evento de 2022”.

Ariane Galhardo