Copa de mountain bike é referência para ação extensionista

26/11/2021 18h22

Extensão, Oportunidade, Aluno, PREX, Comunidade

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove na próxima segunda-feira, 29 de novembro, uma live para abordar a importância da prática extensionista em eventos para o desenvolvimento acadêmico durante o período de graduação.

A transmissão acontece por meio da TV UNITAU e deve abordar como referência a participação de um grupo de cerca de 120 estudantes que atuarão como voluntários no apoio à etapa final da Copa internacional de mountain bike (CIMTB) Michelin 2021. Esse evento acontece, em Taubaté, entre os dias 3 e 5 de dezembro no Parque Municipal do Itaim e já conta com mais de 420 ciclistas inscritos.

Interessados em participar como voluntários no evento podem se inscrever por aqui até as 16h da próxima segunda-feira. A participação dos alunos será nos dias 4 e 5. A atividade deve render horas complementares, entre outros benefícios.

Segundo o Prof. Me. Enrique Osvaldo Cimaschi Neto, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU, a oportunidade de vivência em um evento internacional do porte da Copa Michelin fez com que houvesse uma mudança no planejamento para ampliar o envolvimento dos alunos.

“A gente abriu essa oportunidade para todos os alunos, não só dos cursos presenciais como também da Educação a Distância (EAD). Teremos participações em alguns segmentos específicos como medicina, fisioterapia, enfermagem e nutrição. Mas os alunos dos outros cursos também poderão ajudar na logística, apoio de pista, premiação, entre outras atividades”.

O bate-papo vai abordar como experiências como essa contribuem para a formação dos estudantes, promovendo a vivência com a multidisciplinariedade e trazendo para a prática os desafios da vida profissional.

Estarão nos estúdios da TV UNITAU o Prof. Me. Mauricio Leonel Galdino, do Departamento de Educação Física e também integrante do setor de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté, além da Profa. Dra. Maria Cecília Marcondes Vasconcelos, diretora do Departamento de Enfermagem e Nutrição. Também estão previstas participações remotas da Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares, diretora do Departamento de Fisioterapia, Profa. Dra. Teresa Celia de Mattos Moraes dos Santos, do curso de Enfermagem, e o Prof. Dr. Alexandre Paiva, do curso de Medicina.

Quem quiser conferir a live, que acontece entre 18h e 19h, pode acessar esse link da TV UNITAU.

A CIMTB Michelin 2021 está inserida dentro das comemorações do aniversário de 376 anos de Taubaté. A prefeitura e a organização da prova devem inaugurar já no próximo domingo, dia 28 de novembro, uma pista com 14,3 quilômetros de extensão que integra o circuito de maratona (XCM). Também serão disputados durante a Copa os circuitos cross country olímpico (XCO) e short track (XCCC).

Mais informações sobre a competição também podem ser obtidas aqui.