Ciências da Saúde lideram trabalhos no X Cicted

05/10/2021 10h18

Congresso, Professor, CICTED, Iniciação Científica, Pesquisa, UNITAU, Aluno

Balanço parcial divulgado pela Comissão organizadora do Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) demonstra prevalência nas submissões de trabalhos ligados à área de Ciências da Saúde nesta décima edição.

Com o encerramento das inscrições no dia 30 de setembro, a comissão registrou um total de 466 trabalhos apresentados, dos quais 170 estão diretamente vinculados a esse segmento. A área de Ciências Humanas é a segunda colocada com 70 trabalhos apresentados, seguida pela área de Ciências Sociais Aplicadas com 61 submissões. Completam a lista as áreas de Engenharias (58 trabalhos), Ciências Biológicas (43 trabalhos), Ciências Agrárias (31 trabalhos), Linguística, Letras e Artes (15 trabalhos), Tecnologia (10 trabalhos) e Ciências Exatas e da Terra (8 trabalhos).

Já em relação às subáreas, os cursos de Medicina (45 trabalhos) e de Enfermagem (41 trabalhos) foram os que mais apresentaram contribuições ao Congresso.

Para a diretora do Departamento de Medicina da UNITAU, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zollner, a liderança no ranking de submissões demonstra uma produção sistematizada de conteúdos por parte dos alunos e dos professores. “Fico extremamente feliz com a quantidade de trabalhos que o nosso Departamento apresentou ao Cicted. Os nossos alunos são muito interessados em produzir pesquisa. Temos 30 ligas atuantes e mais os projetos de extensão. Temos uma produção sistematizada”.

Parte dos trabalhos apresentados, de acordo com a diretora, tem alguma relação com a pandemia da Covid-19. “A gente vê alterações de notificações de outras doenças por conta da pandemia, por exemplo. Também temos dois trabalhos que demonstram quedas mais acentuadas nas coberturas vacinais durante esse período”.

O envolvimento do corpo docente e dos alunos também é destacado pela diretora do Departamento de Enfermagem e Nutrição, Profa. Ma. Maria Cecília Marcondes Vasconcelos.

“O número de submissões de trabalhos da Enfermagem representa a dedicação dos professores, a atuação dos alunos e a interação com a Universidade, demonstrando que nosso curso está forte em seu desempenho”.

De acordo com as normas do edital, os resumos dos trabalhos submetidos passarão pelo crivo da Comissão científica do Cicted e a expectativa é de que a relação dos aprovados esteja disponível no site do congresso a partir de 11 de outubro.

Assim como na edição anterior, o X Cicted será realizado de forma remota. O evento acontece de 20 a 22 de outubro.

O X Cicted acontecerá durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações e incorpora o tema “A transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”.

Mais informações sobre o congresso você encontra aqui.