Roda de conversa destaca importância das brinquedotecas hospitalares

30/09/2021 15h39 ⋅ Atualizada em 01/10/2021 17h59

Medicina, PREX, Extensão, Oportunidade, Aluno, UNITAU

 

Na próxima sexta-feira, dia 1 de outubro, o Projeto de Extensão Hospital do Ursinho da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove uma roda de conversa virtual sobre brinquedotecas hospitalares. A atividade ocorre às 19h30 no canal do Youtube da TV Unitau, com o objetivo de explicar sobre como as brinquedotecas podem ajudar na recuperação das crianças e colaborar com a redução do estresse provocado pelo período de internação.

O evento será dividido em duas partes: a primeira será uma palestra com especialistas, e a segunda parte um debate entre os participantes.

A roda de conversa contará Daniela Ribeiro Linhares (membro da Diretoria da Associação Brasileira de Brinquedotecas), Ivone Barreto Rodrigues Fernandes (coordenadora pedagógica do Grupo de Assistência à Criança com Câncer - GACC), Aline Elito (presidente da Cia. da Alegria) e Thiago Pinheiro (vice-presidente da Santa Maluquice), com mediação do aluno de medicina Vinicius Guerra.

“Planejamos, além de divulgar o assunto, retirar diversas dúvidas sobre o que são as brinquedotecas e o efeito delas para o psicológico e o físico das crianças, além de explicar a importância desses ambientes e como a pandemia afetou o contato das crianças nesse espaço lúdico”, explica Vinicius Guerra.

De acordo com a Profa. Dra. Stella Zöllner, diretora do Departamento de Medicina da UNITAU e responsável pelo projeto de extensão, a importância da roda de conversa é trazer a comunidade de várias áreas para aprender sobre o assunto. Os profissionais poderão expor suas experiências e contar sobre a importância da biblioteca hospitalar em todas as suas dimensões.

O projeto do Hospital do Ursinho existe desde 2007 e consiste na montagem de um hospital de brinquedos em que as crianças levam suas bonecas e brinquedos "doentes" para que os alunos participantes os examinem. Com isto, é possível praticar educação e saúde e trabalhar o medo e a ansiedade das crianças no contato com os profissionais. O projeto continuou com muitas atividades durante a pandemia, com dicas de saúde e proteção da criança no Instagram @hospitaldoursinhounitau.

A roda de conversa é aberta ao público, não sendo necessária a inscrição prévia. Participe!

 

Giovana Vasconcelos

ACOM/UNITAU