Setembro Amarelo é tema de encontro entre UNITAU e Prefeitura de Taubaté

03/09/2021 17h53

Extensão, Projeto de Extensão, Acontece, Parceria, Prevenção

Para reforçar o alerta do Setembro Amarelo, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro, um encontro com professores do Comum-unidade em Ação, programa socioesportivo desenvolvido pela Prefeitura de Taubaté.

A campanha do Setembro Amarelo é realizada em todo o país com o objetivo de salvar vidas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontece em 10 de setembro.

O encontro acontece no Sesi de Taubaté, entre 14h e 17h, com a participação de 45 integrantes do projeto da prefeitura. O objetivo é buscar a capacitação desses profissionais para saber como lidar com situações de risco entre os alunos, especialmente neste momento de maior fragilidade emocional provocado pela pandemia.

“A falta de perspectiva de trabalho para a juventude e o medo em relação ao vírus pode influenciar de maneira determinante a saúde mental dos jovens, causando ansiedade, estresse e até mesmo a depressão, uma doença reconhecida cientificamente como a principal impulsionadora do suicídio”, comenta a coordenadora do projeto de extensão da UNITAU “Apoio e prevenção ao suicídio de jovens”, Profa. Dra. Angela Michele Suave.

Segundo a professora, apesar de não ser uma regra, alguns sinais podem indicar que a pessoa requer uma atenção maior. Entre eles, por exemplo, estão mudanças repentinas de comportamento, oscilações de humor, problemas associados ao sono (excesso ou insônia), isolamento social e familiar.

Em situações mais críticas, a Profa. Michele destaca que a prioridade deve ser manter a calma e evitar confrontos ou julgamentos. “Se for ocasional a ideação (do suicídio), indicar a procura por um psicólogo, caso o desejo seja constante, indicar a procura de um psiquiatra, mas, se o desejo for iminente, deve encaminhar para um pronto-socorro. Importante saber para qual local indicar, todos os pronto-socorros deveriam ter atendimento psiquiátrico, mas não têm”.

Essa é a segunda atividade fruto da parceria entre a UNITAU e a prefeitura. Em julho, integrantes dos projetos de extensão “Observatório da violência”, “Grupo de apoio à vítima de violência sexual” (Gavvis) e “Atendimento psicológico às vítimas de violência” trouxeram um maior entendimento sobre os diversos aspectos da violência, perfis dos agressores, identificação das vítimas,  formas de abordagem e orientações para atendimento profissional.

Outros encontros estão previstos para acontecer até o final deste ano. Para saber mais sobre a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU, acesse aqui.