Oficina da PRPPG aborda pesquisas qualitativas

31/05/2021 18h07

Oficinas, Pesquisa Científica, Aluno, Tecnologia, UNITAU

Nesta terça-feira (1º), a partir das 16h, acontece a 39ª Oficina da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) com o tema “Análises qualitativas usando o software Iramuteq”, que é fundamental para pesquisas acadêmicas. A palestra será realizada pela docente do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza. Para participar, é preciso inscrever-se.

O software Iramuteq auxilia no tratamento de textos qualitativos. Ele permite analisar muitos textos, realizar um agrupamento lexical das palavras e indicar quais foram os principais temas tratados pelos participantes da pesquisa. Isso ajuda o pesquisador a compreender as respostas dos entrevistados e fazer relações entre os temas. Além disso, o Iramuteq oferece muitas contribuições para pesquisas na área de ciências humanas e na área de educação.

A palestrante da oficina explica que é muito difícil um pesquisador verificar as principais respostas da pesquisa sozinho. “O software ajudará a agrupar todas as respostas nos principais temas e, pela análise lexical, ele descarta o que é irrelevante, apontando quantitativamente os principais temas presentes nas falas”.

Outras contribuições que o software oferece são a análise a partir da nuvem de palavras com as principais palavras ditas, a classificação hierárquica descendente (a partir de uma imagem denominada dendograma, ele classifica as palavras mais ditas e as menos ditas), o relatório de similitude (relações existentes entre as palavras nos diferentes temas) e a análise fatorial a partir de um gráfico específico.

Um dos principais objetivos das oficinas da PRPPG é incentivar e ensinar os estudantes a desenvolverem atividades de pesquisas qualitativas. A 39ª oficina ocorrerá por meio da plataforma Google Meet.

Linda Uberti

ACOM UNITAU