Bolsas para Iniciação Científica? A UNITAU tem!

07/05/2021 16h01 ⋅ Atualizada em 07/05/2021 17h53

CNPq, laboratório, pesquisa, ciência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com bolsa financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) está com as inscrições abertas na universidade de Taubaté (UNITAU).

Desde 2004, o programa busca promover a integração da área do ensino da graduação à área da pesquisa. Seu objetivo é estimular os estudantes do ensino superior às atividades de metodologias, conhecimentos e práticas próprias em projetos científicos, além de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa básica e aplicada.

Todos os departamentos da Universidade participam, e os projetos são classificados em três categorias: Ciências Exatas, Humanas e Biológicas. O professor-orientador poderá ter até dois projetos aprovados e indicar um bolsista por projeto. O jovem receberá uma bolsa no valor de R$ 400,00 para auxiliá-lo durante o desenvolvimento da pesquisa científica.

Quais os requisitos para aprovação do aluno na bolsa?

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação (presencial ou EAD);
  • Ter currículo Lattes atualizado nos últimos 3 meses;
  • Ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades de pesquisa (recomenda-se 20h semanais):
  • Manter rendimento escolar igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Não acumular a bolsa com outras bolsas do CNPq ou de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres.

As inscrições acontecerão até o dia 06/06. O projeto terá duração de 12 meses, iniciando-se no dia 01/09/2021, encerrando-se em 31/08/2022 e permitindo-se a renovação da bolsa por mais 12 meses.

Já as orientações aos bolsistas são definidas pelo professor-orientador e podem acontecer de forma remota ou, em caso de experimentações, poderá ser desenvolvida presencialmente, desde que tenham a liberação do uso dos laboratórios, seguindo-se o protocolo de biossegurança da Universidade contra a COVID-19.

Ficou interessado? Não perca essa oportunidade, procure um professor e apresente seu interesse de participar do projeto!

Para saber mais, acesse o Edital e o Regimento Interno ou, em caso de dúvidas, envie um e-mail para prog.ic@unitau.br.

O ensino nos une, não importa a distância.

Ludmilla Ramos