Ligas acadêmicas trazem aula aberta sobre insuficiência adrenal com convidado de Oxford

30/03/2021 11h28 ⋅ Atualizada em 30/03/2021 11h36

UNITAU, Ligas acadêmicas, Medicina, Destaque, Evento, Insuficiência adrenal

A Liga de Endocrinologia e Metabologia, em parceria com a Liga de Clínica Médica, do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) irá promover, na próxima quinta-feira (1), às 17h, uma aula aberta sobre “Insuficiência adrenal na emergência”. O encontro, destinado a estudantes e a profissionais da área da saúde, será online e contará com a participação do professor da Universidade de Oxford, John Wass, autor de mais de 300 artigos científicos e presidente do grupo de referência clínica para Endocrinologia no Reino Unido.

“A insuficiência adrenal é uma doença que ocorre por múltiplas causas, que resultam no mesmo problema: a perda de função da glândula adrenal e, consequentemente, a perda da produção de seus hormônios. Por ser pouco conhecida, o diagnóstico é tardio e, nesses casos, a pessoa portadora da síndrome pode entrar em crise e ir a óbito por não receber o tratamento adequado”, comenta a presidente da Liga de Endocrinologia e Metabologia, Judy Auada.

A iniciativa do encontro online sobre o assunto surgiu após Judy acompanhar a jornada de sua mãe, que sofria com os sintomas da insuficiência e se queixava deles à sua endocrinologista por cerca de 10 anos, sem um diagnóstico. “Infelizmente, descobrimos sua condição quando ela já havia entrado em crise. Com seu diagnóstico, me tornei membro da Associação Addisoniana do Brasil, que não tem fins lucrativos e luta pelos direitos dos portadores da crise. Ao acompanhar inúmeros relatos semelhantes aos de minha mãe, achei importante trazer o assunto ao universo acadêmico”, relata a aluna do 6º semestre do curso de Medicina.

O convidado de Judy, professor John Wass, irá abordar não somente os sintomas e o tratamento da insuficiência adrenal, mas também as etiologias, fisiopatologia e como remanejar e orientar os pacientes em caso de crise. A aula é aberta e para participar basta realizar a inscrição aqui.