Além da Universidade: Profa. Maria Teresa e a sensibilidade que transforma desafios

17/12/2020 09h29 ⋅ Atualizada em 06/01/2021 17h48

Reconhecimento, Comunidade, Professor, Docente, UNITAU, Pedagogia, Além da Universidade

O papel dos professores da UNITAU vai além da sala de aula. Participar de ações na comunidade e contribuir para o desenvolvimento não só dos alunos faz parte do que é ser UNITAU.

2020 não tem sido fácil, mas toda a Universidade se preparou e tomou iniciativas que transformaram realidades e mostraram a qualidade da educação que oferecemos. Durante todo o ano, recebemos notícias de professores que fizeram a diferença e, no final deste ano desafiador, não poderia ser diferente. E a Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro faz parte dessa história.

A professora atua no Departamento de Pedagogia e, em 2019, foi escolhida para participar de uma pesquisa realizada entre a Fundação Carlos Chagas e a Universidade de Harvard. A professora foi selecionada, depois de realizar um projeto que ensina a matemática de um jeito fácil e descomplicado. A proposta da professora foi orientar os futuros professores sobre formas de ensinar matemática para os alunos, para superar as dificuldades que tiveram com a matéria.

A sensibilidade e a didática foram muito importantes para que os alunos de pedagogia pudessem “entender e aprender maneiras de ensinar para as crianças de forma que a matemática seja gostosa, lúdica e desafiadora”, afirma a professora.

E, no dia 8 de dezembro deste ano, foi lançado o livro digital em que ela colaborou, “Ensinando futuros professores, experiências formativas inspiradoras”. No livro, estão presentes as iniciativas dos ganhadores do Prêmio FCC, eos ensinamentos da professora foram tão inspiradores que também foram selecionados. É possível ver os depoimentos de alunos participantes e a diferença que ela fez durante a aprendizagem e a formação deles.

Projetos como esse, que são reconhecidos além da UNITAU, mostram a importância e a qualidade de quem ajuda a transformar a Universidade em uma referência. A sensibilidade e a dedicação da Profa. Maria Teresa inspiram, cada vez mais, pessoas de diferentes lugares a transformarem e a ajudarem na realidade de outras pessoas.

Confira aqui o e-book completo!

Ana Carolina Garcia
Foto Leonardo Oliveira