Qualificação em educação digital ganha destaque para o novo cenário educacional

01/09/2020 09h28 ⋅ Atualizada em 20/10/2020 17h43

Ensino Superior, Digital, Educação, Cursos, Profoco, Professor

Com a necessidade de isolamento social, as atividades presenciais acadêmicas precisaram ser suspensas e, para garantir apoio e educação de qualidade para todos, a Universidade de Taubaté optou pelo ensino remoto, que se mostrou eficiente. Para o segundo semestre de 2020, as atividades retornaram com um ensino híbrido, com práticas presenciais e remotas para garantir a segurança de todos e o desenvolvimento acadêmico.

O formato de ensino híbrido, que mescla o ensino a distância com as práticas presenciais, é uma tendência no Brasil, visando ao desempenho dos estudantes e de práticas acessíveis, e você, professor, tem papel fundamental nesse processo. Cursos de qualificação, participação na Universidade e em programas de desenvolvimento são essenciais para que todos estejam preparados para as singularidades das modalidades remotas e presenciais.

Tendo em vista esse cenário, o PROFOCO, da UNITAU, está oferecendo o Curso Estratégias pedagógicas para educação digital na plataforma EVA. A certificação oferecida, além de ser necessária para ser professor/tutor na EAD UNITAU, tem como benefício, também, “A praticidade e a flexibilidade de poder participar de disciplinas a qualquer hora e momento, garantindo a integração pessoal. O ensino híbrido vem com a intenção de proporcionar mais agilidade na transferência do conhecimento do professor para o aluno” como explica o assessor da PRG para projetos de inovação, Prof. Me. José Maria da Silva Júnior.

O professor ainda completa que “Os professores que se preparam para esse formato vão conseguir dominar uma tecnologia que será requisitada nos próximos anos no ensino superior. E quanto mais nós, professores, pudermos nos atualizar em termos de utilização dessas ferramentas, maior será o nosso potencial e participação do ponto de vista acadêmico e social.”

Essa é uma iniciativa de inovação da UNITAU para fornecer uma educação de qualidade e atualizada para toda a comunidade. Por isso, é muito importante a participação dos professores nas atividades de especialização e de atualização. Para acessar o curso, procure “Estratégias Pedagógicas Para Educação Digital” no EVA.

A sua atualização é muito importante para o desenvolvimento da educação. Contamos com a sua participação!

FotoLeonardo Oliveira