Aula inaugural debate o papel da fisioterapia no tratamento após a cirurgia bariátrica

07/08/2020 15h23

Aula inaugural, Fisioterapia, Volta às aulas

 

No ritmo de volta às aulas, o curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, nesta quinta-feira (06), uma aula inaugural para receber os alunos, com o tema "Fisioterapia na cirurgia bariátrica". Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento ocorreu de forma remota, pelo aplicativo zoom e foi coordenado pela Profa. Ma. Karla Garcez Cusmanich, docente da UNITAU e especialista no tema.

A aula tratou do aumento dos casos de obesidade no mundo, o que trouxe o aumento da procura pela cirurgia bariátrica, principalmente no Brasil. Também foi apresentado o papel dos fisioterapeutas no auxílio do preparatório e no tratamento após o procedimento em cada paciente.

A professora explicou que é necessário se aprofundar em cada caso para garantir uma maior chance de sucesso em cada cirurgia “É preciso entender o que se passa com o paciente e conhecê-lo para entender suas limitações e por onde começar o tratamento”, comentou.

Ao concluir, a especialista afirmou que a Fisioterapia pode e deve estar presente em todos os momentos do tratamento da cirurgia bariátrica, o que a torna crucial para os pacientes durante todo o processo. “Nós (fisioterapeutas) devemos atuar no pré-operatório, com o objetivo de entender a situação da pessoa. No operatório, como forma de minimizar os efeitos. Ou até no pós-operatório, com o objetivo diminuir os riscos que podem acontecer depois da cirurgia. Sempre devemos entender e intervir de maneira positiva, para ajudar ao máximo o paciente”, finalizou.

O ensino nos une, não importa a distância

Lucas Ferreira
ACOM/UNITAU