Nupes divulga pesquisa da cesta básica e Taubaté tem maior queda no valor

09/07/2020 09h39 ⋅ Atualizada em 09/07/2020 11h47

Cesta básica, Pesquisa, NUPES, Economia

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) da Universidade de Taubaté (UNITAU) divulgou estudo sobre a variação dos preços dos produtos da cesta básica com dados parciais ao mês de maio. Em relação ao mês de maio deste ano, o valor da cesta teve redução de -0,88% no Vale do Paraíba.

De acordo com o Nupes, o preço médio em maio de 2020 foi de R$ 1.762,35. E, agora no mês de junho, diminuiu para R$ 1.750,34.

Nas cidades da região, a farinha de trigo foi o item de maior variante, apresentando elevação de 7,41%. O tomate sofreu maior queda de preço, chegando a cair 17,59% no Vale do Paraíba. A cidade de Taubaté se destacou com a maior redução média dos preços, sendo de -1,92% e Campos do Jordão teve menor redução, -0,12%.

Diversos fatores, como a restrição orçamentária que reduziu o consumo das famílias na produção interna e na aquisição de produtos importados, devido à desvalorização cambial e as questões climáticas, contribuíram para alterar o comportamento nos preços de alguns produtos alimentícios, segundo o Nupes.

Confira a pesquisa completa aqui.