Professores e alunos da UNITAU recebem homenagem da Câmara Municipal de Taubaté

16/06/2020 09h47 ⋅ Atualizada em 23/06/2020 17h12

Homenagem, Professor, Aluno, Comunidade, Coronavírus, Ser melhor

Professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) receberam uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Taubaté em reconhecimento ao projeto que desenvolveram de forma voluntária para a confecção de máscaras de proteção facial que tem atendido diversas instituições e projetos sociais da cidade.

A moção de aplausos, de autoria dos vereadores Orestes Vanone e Rodrigo Luís Digão, foi aprovada na 135ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Taubaté, no dia 26 de maio de 2020.

O projeto

faceshield é um tipo de protetor facial que permite o aumento da proteção e da segurança dos profissionais ao terem contato com outras pessoas. “É uma barreira física transparente, que impede que a saliva e fluidos corporais sejam arremessados ao falar, tossir ou espirrar, e o principal é que atende os requisitos geométricos mínimos estabelecidos e está dentro das normas recomendadas pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica o Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto, diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) e idealizador do projeto.

Como é fabricada com um polímero transparente, pode ser higienizada com água e sabão neutro, ou com álcool em gel, permitindo ser reutilizada sem limitação.

Para a produção, está sendo utilizada a infraestrutura do campus da Juta da UNITAU e, inicialmente, conta com a participação de outros docentes e alunos voluntários da Instituição.

O ensino nos une, não importa a distância.

Foto: Acervo Câmara Municipal de Taubaté