Medicina realiza I Simpósio de Cuidados Paliativos e Pediátrico do Vale do Paraíba

13/02/2020 11h29

Simpósio, Medicina, Eventos

Neste sábado, 8 de fevereiro, o curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou o I Simpósio de Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátrico do Vale do Paraíba. O evento foi organizado pela coordenadora de Pediatria da UNITAU, Profa. Dra. Adriana de Oliveira Ribeiro dos Santos, com ajuda da Dra. Aline Cristina, médica pediátrica do Hospital Regional do Vale do Paraíba e do Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Importância de Cuidados Paliativos

A palavra “paliativo” significa proteger, e o principal objetivo da equipe de cuidados paliativos é amenizar a dor e o sofrimento do paciente. “Para minimizar o sofrimento físico, mental, social e espiritual dos pacientes que sofrem de doenças crônicas, e de seus familiares, o entendimento e fortalecimento de cuidados paliativos é uma ferramenta importantíssima”, afirma a Profa. Dra. Adriana.

Sobre Espiritualidade

Em uma das palestras, ministrada pelo Prof. Dr Alexandre Serafim, também foi abordada a importância da espiritualidade dentro do atendimento global, bem como da equipe multidisciplinar que lida com o paciente, além da importância de reconhecer e tratar o doente de forma comum e não apenas a doença. “É uma questão interna de cada ser, no que dá sentido à vida e propostas futuras. São informações importantes para o médico ter melhor entendimento do paciente com ser humano. É não apenas olhar para a doença, mas principalmente para o doente. Isto melhora a relação médico paciente e aderência aos tratamentos”, explica o Prof. Alexandre.

“Com o grande auxílio da Dra. Aline Christine da Silva, conseguimos trazer profissionais renomados com experiência e grande dedicação nesse tema, para que mais profissionais se capacitem e para que nossos alunos tenham agora e futuramente maior conhecimento”, conclui.

Raíssa Santos
ACOM/ UNITAU