NUPES divulga pesquisa da Cesta Básica no Vale do Paraíba

13/11/2019 10h40

Pesquisa, Aluno, NUPES

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou a pesquisa da variação de preços da cesta básica familiar no mês de abril. Os dados têm como base uma família brasileira com cinco pessoas, totalizando uma renda de quatro salários mínimos, ou seja, R$ 4.685,00.

De acordo com o NUPES, a cesta básica apresentou um aumento de 0,81% em relação ao mês de março de 2017. Em relação às cidades pesquisadas, Taubaté foi a que mostrou o menor preço da cesta básica, com uma média de R$ 1.555,24 e Caçapava a cidade teve o maior valor, que foi de R$ 1.559,09.  A diferença entre os municípios diminuiu de 0,55% para 0,25% no mês de abril. As cidades pesquisadas foram Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e Campo do Jordão

Entre os produtos pesquisados, os que apresentaram maiores altas foram a cebola (21,10%), o contrafilé (9,21%) e o acém (8,61%). Os produtos que apresentaram as maiores reduções foram a laranja pêra (-15,44%), a cenoura (-8,67%) e o arroz (- 6,79%)

A equipe do NUPES desenvolve pesquisas a mais 18 anos que contribuem com informações para a compreensão da realidade econômica e social do Vale do Paraíba. O grupo é formado por estagiários e docentes da UNITAU. Confira a pesquisa completa aqui.

Lucas Azevedo