UNITAU participa de evento internacional de divulgação científica

13/11/2019 10h40

Alimentação melhor, departamento, Arquitetura, Engenharia, Aluno, Eventos, Somos UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) irá participar do evento internacional Pint of Science, um festival mundial de divulgação científica. As atividades acontecem nos dias 14, 15 e 16 de maio, simultaneamente em 21 países do mundo. No Brasil, 56 cidades irão participar do evento.

A proposta é levar a ciência para além dos muros das universidades. As conversas são divididas em grandes áreas do conhecimento e têm como temas civilização e sociedade, tecnologia e inovação, corpo e saúde e planeta Terra. ?Um evento internacional de popularização da ciência é uma oportunidade de tornar acessível as pesquisas realizadas na UNITAU a um público mais amplo, com os nossos pesquisadores falando diretamente à comunidade, num clima descontraído e em ambientes que favorecem os bate-papos?, diz Marcia Moura, responsável pelo evento em Taubaté e coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UNITAU.

Serão seis atividades conduzidas por oito professores da UNITAU em diferentes bares e restaurantes de Taubaté. ?Temos uma coordenação geral e científica que nos orienta na produção geral e aprova os temas escolhidos. Pelo formato, teve gente que ficou de fora esse ano, mas já anotamos pesquisas e temas a serem abordados no próximo ano. A ideia é ampliar o alcance dos temas e palestras?, complementa.

No primeiro dia, 14 de maio, o Prof. Dr. José Oswaldo Oliveira, do Departamento de Arquitetura, falará sobre planejamento participativo, no bar Lapa. Simultaneamente, o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júnior e o Prof. Dr. José Rui Camargo, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica, falarão sobre tecnologias ecoeficientes para combater o desperdício de água, no Instabelecimento.

No dia 15, o Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, irá apresentar as plantas alimentícias não convencionais (Pancs), no bar Lapa. O envelhecimento e a qualidade de vida serão os temas abordados pelo Prof. Dr. Renato de Souza Almeida, do Mestrado em Desenvolvimento Humano. A conversa acontece no Santa Terezinha Bar e Restaurante.

Dia 16, último dia do evento, a Profa. Dra. Cristiane Cobra e a Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva, do Instituto Básico de Humanidades, irão falar sobre Pierre Bourdieu, no Jardim Cultural.
A Profa. Dra. Maria Cecília Barbosa de Toledo falará sobre ecologia, especificamente sobre como criar oportunidades para que as aves nativas consigam viver nas cidades. A conversa acontece no bar Lapa, também no dia 16.

Todas as atividades têm início às 19h30, são gratuitas e abertas ao público. Confira a programação completa aqui.

Histórico - O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios, distribuídos pelas cinco regiões do país. A expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.