UNITAU oferece Oficina de redação científica

13/11/2019 10h40

Integração, Pesquisa, Empreendedorismo, Aluno, Eventos, Fora das Salas

Com o intuito de fomentar a pesquisa e a inovação científica, a Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), realiza uma oficina de redação científica. A atividade é voltada para alunos da UNITAU e acontece na sexta-feira, 5, com início às 9h. Quem irá ministrar a oficina é o Prof. Dr. Paulo Cesar Ribeiro Quintairos.

Segundo o professor Paulo, o encontro é importante tanto para pesquisadores quanto para empreendedores do Estado de São Paulo, uma vez que o tema abordará as fontes de fomento para pesquisa. ?Espero com esse evento incentivar os pesquisadores e empreendedores a usar os recursos disponíveis nas agências de fomento atuantes no Estado, incluindo as modalidades não reembolsáveis e as reembolsáveis?, explica o professor.

O que são as fontes de fomento?

Existem mecanismos que são destinados a apoiar e a incentivar a pesquisa científica no país, sendo reembolsáveis e não reembolsáveis, além de leis que regularizam esse processo, como a Lei do Bem, a Rota 2030 e a Lei da Informática.

Os recursos reembolsáveis são disponibilizados em empréstimos concretos, sendo fontes mais contínuas também. Já os recursos não reembolsáveis, geralmente, são disponibilizados em âmbito federal, por meio de chamadas sob forma de Subvenção Econômica. Ambos serão explicados com mais aprofundamento na palestra.

Matheus Corrêa