Comunicação Social inaugura mural comemorativo aos 40 anos do Departamento

13/11/2019 10h40

Integração, Alimentação melhor, Aluno, Eventos

Nesta segunda-feira, 10, o Departamento de Comunicação da Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugura o mural ?O Voo?, de Marcos Andruchak e curadoria de Jakeline Maros. A obra foi uma homenagem do artista e ex-professor do Departamento em comemoração aos 40 anos da Comunicação. O trabalho original do artista é reconhecido como ?poética geometricista gravada sob a técnica dos relevos fresados? explica Andruchak.

Para desenvolvê-la, o artista buscou inspiração nos anos em que lecionou no Departamento, que foram momentos de aprendizado, experiências e amadurecimento, importantes em sua trajetória acadêmica e artística. Sobre a obra, sua inspiração passou pela trajetória do aluno e o papel do professor e da Universidade.  ?Os grafismos da trajetória de alguém que procura crescer e alçar voo em busca de seu futuro?, revela Andruchak.

Nesse processo, o cidadão taubateano ganha um grandioso mural-monumento em uma de suas principais avenidas de acesso. Medindo 15 metros de largura por 4 metros de altura, circundado por uma moldura também em cimento, quem passa pode o avistar de longe.

Realizado com o trabalho, Andruchak comenta sobre o processo e o significado de sua criação. ?Entalhado no cimento, é um convite à observação. O caminho passa pelos livros e pela formação universitária. Concomitante representa nas entrelinhas dos desenhos os 40 anos da Comunicação Social com quatro esferas ligadas ao símbolo azul. Este é uma estilização inspirada no logo da UNITAU e simboliza o ensino, a pesquisa e a extensão?, esclarece o artista.

Porém, a obra é um convite à imaginação, apresenta traços que lembram Aldemir Martins, Pablo Picasso e Arcangelo Ianelli, algumas das referências conceituais do artista. Percebe-se, pela grandiosidade da obra, a necessidade de relacionamento com o público, envolvimento com a realidade da qual passa a fazer parte. Sua simbologia a aproxima dos grafites, em especial nesta obra toda em cimento, extrai dos traços, cortes e texturas uma linguagem jovial, inovadora e futurista.

Em processo de finalização do acabamento, quem passa pela Avenida do Povo pode ver a obra, que ainda receberá iluminação noturna. ?Foi um grande presente para o Departamento de Comunicação, todos os alunos e ex-alunos, professores e funcionários se sentem representados na obra do Andruchak, a proposta fez todo o sentido. Estamos muito vaidosos pelo lindo trabalho desse professor-artista?, declara Edilene Maia, Diretora do Departamento.

Para conferir de perto o mais novo cartão postal da cidade e participar da cerimônia de inauguração da obra ?O Voo? de Marcos Andruchak, compareça no dia 10 de junho, às 19h, na a Avenita Prof. Walter Taumaturgo, 700, conhecida como Avenida do Povo.

Departamento de Comunicação Social/ UNITAU