Professor orienta equipe no Prêmio Comgás de Inovação

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Alimentação melhor, Pesquisa, Tecnologia

 

Uma equipe orientada pelo docente da Universidade de Taubaté (UNITAU) Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior é finalista do Prêmio Comgás de Inovação 2016, sendo autora de três dos cinco projetos que permanecem na disputa.

Além do professor Ederaldo, que orienta os projetos, compõem a equipe Gabriel Gouvêa Santos, estudante do Senai Taubaté e do curso de Engenharia Mecânica da UNITAU, e Renan Patrício Godoy, aluno do Colégio Idesa, de Taubaté.

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) realiza a competição com o intuito de receber projetos com ideias inovadoras em todas as áreas que envolvam questões energéticas e sustentáveis.

Os projetos da equipe tratam de sustentabilidade, de segurança e de educação socioambiental. ?Em parceria com alunos, surgiram quatro ideias, nós escolhemos as três que fossem mais viáveis técnica e economicamente?, explicou Ederaldo.

Os projetos são:

  • Sistema racional de aquecimento conjugado de água: é um sistema que evita o desperdício de água nos atuais sistemas de aquecimento solar e a gás combustível;

  • Sistema de bloqueio de vazamento de gás combustível por câmeras infravermelho: é um sistema que detecta vazamentos de gás combustível e corta o fornecimento, evitando explosões e incêndios;

  • Game de direção e consumo sustentável: o SUSTAenergyDRIVE é um jogo de educação socioambiental que incentiva o consumo de combustíveis limpos nos automóveis, o respeito aos pedestres e aos ciclistas.


No dia 19 de maio, as equipes finalistas irão para São Paulo, na sede da Comgás, para um coaching com Mauricio Curi, especialista em inovação. Será produzido um vídeo de apresentação para cada projeto selecionado, servindo como divulgação e votação do público interno da empresa para a escolha do melhor projeto.

?O mais importante é a integração entre a Universidade e esses alunos do Ensino Médio?, afirmou o professor Ederaldo. Segundo ele, os alunos estavam familiarizados com os temas desenvolvidos, só acrescentaram criatividade e as ideias foram surgindo. Outro aspecto relevante são as oportunidades que irão surgir a partir disso. ?No futuro, isso abrirá portas para eles, pois entra para o currículo.?

A equipe vencedora receberá uma premiação de R$ 12.000,00. O resultado está previsto para junho.

Ingra Lombarde
ACOM/UNITAU


* Foto: Arquivo pessoal