Reitor debate liberação do FIES em Brasília

04/11/2019 11h57

Destaque, FIES, Extensão

O Prof. Dr. José Rui Camargo, reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), esteve em Brasília nesta quarta-feira, 30, para uma reunião com Felipe Sigollo, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC). A pauta do encontro foram os repasses do FIES (Financiamento Estudantil) que estão atrasados desde julho. ?Viemos para pedir celeridade na liberação dos recursos do FIES, uma vez que ainda não recebemos os repasses no segundo semestre?, afirmou o reitor.

Há uma semana, no dia 22, o Prof. Dr. José Rui Camargo presidiu reunião no Conselho Estadual de Educação com o ministro da Educação, Mendonça Filho. Entre os assuntos debatidos, o FIES esteve em destaque. O encontro foi promovido pela Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (Aimes-SP), da qual o reitor da Unitau é vice-presidente. Além do Fies, os reitores das municipais paulistas solicitaram ao ministro participação no Prouni.

A UNITAU é participante do FIES desde 2012. A inclusão das instituições municipais no programa do governo federal se deu após uma participação efetiva da Aimes nas negociações junto ao MEC, sob a liderança da UNITAU. Em 2013, a Instituição passou a ter crédito ilimitado para o financiamento dos cursos, e, atualmente atende cerca de 2.600 alunos.

?O FIES é de grande importância para nossos alunos e também para os futuros universitários. Entendemos o momento de crise e já nos adaptamos às adequações implementadas pelo FIES no início do ano, porém, os repasses são indispensáveis para a saúde financeira da Universidade?, finaliza o reitor.