Alunas de Comunicação Social reúnem moda e sustentabilidade em projetos

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Empreendedorismo, Extensão

A sustentabilidade é definida como ações que tem como objetivo atender às nossas necessidades atuais de forma que não degradem ou prejudiquem o futuro do planeta e, consequentemente, as próximas gerações que aqui habitarão.

No Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) três estudantes estão entre os que decidiram caminhar em direção a projetos sustentáveis. Júlia Souza e Mariana Esther, recém-formadas em Relações Públicas, desenvolveram seu Trabalho de Graduação acerca dos temas, enquanto Pâmela Mello, estudante de Jornalismo, deu início a um brechó online.

O Blog das RPs  nasceu como estratégia para divulgação da futura marca de roupas de Mariana Esther e Júlia Souza e foi o Trabalho de Graduação das alunas, apresentado em dezembro de 2016. A iniciativa uniu duas paixões: moda e sustentabilidade. Sentindo a ausência de uma empresa de vestuário que produzisse de forma ecológica e sustentável no Vale do Paraíba, as jovens deram início ao planejamento da Astromélia. Para realizar o projeto, elas se inspiraram em dois nomes do cenário da moda nacional.

?Existem duas grandes inspirações para o nosso projeto. A gente tem a Flavia Aranha, uma estilista de São Paulo, que é a mãe da moda sustentável no Brasil. Ela é uma das poucas no mundo que consegue trabalhar a sustentabilidade em todos os processos do início ao fim. Desde o plantio do algodão utilizado para fazer as roupas até o descarte das peças. A segunda é a Insecta, uma marca que está ganhando muita popularidade e que traz isso?, explica Mariana.

O objetivo da marca vai além de inserir um produto pensado de forma alternativa no mercado. ?A ideia da iniciativa é contribuir para a sociedade. A nossa intenção, no fim das contas, é contribuir, é gerar engajamento social. Mostrar para as pessoas que, apesar de ser pouco, pode ser feito e pode mudar realidades. Mesmo que seja mínimo, estamos mudando alguma coisa?, afirma Mariana.

Ao mesmo passo em que as duas pensaram na marca Astromélia, Pâmela Mello, estudante de Jornalismo, deu início ao Amoreia Brechó. Percebendo a alta da moda vintage e a falta de tempo das pessoas para garimpar roupas, a estudante decidiu dar início a um brechó online onde vende roupas compradas e selecionadas por ela nos brechós tradicionais. Para além da venda de peças com preço abaixo do valor de mercado e com maior qualidade, o projeto tem ainda outros objetivos.

?Eu sempre quis dar início algo que fizesse a diferença de alguma forma e, de outro lado, sempre gostei muito de moda. O brechó veio com a ideia de que as pessoas começassem a mostrar para as empresas que elas se preocupam a forma como as roupas são produzidas. O consumidor tem muito poder e, a partir do momento em que as empresas perceberem que eles estão comprando em brechós, comprando de segunda mão, por não concordarem com os processos de produção, talvez eles se tornem mais conscientes?, explica Pâmela.

Para conhecer mais sobre o Amoreia Brechó, basta acessar este link. O Blog das RPs pode ser acessado neste endereço.

Stéfanie Bernardes