Alunos da Escola de Aplicação fazem visita técnica na Odontologia

04/11/2019 11h57

Destaque, Extensão, Balbi, Odontologia

 

Os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi realizaram nesta segunda-feira, 15, uma visita na clínica de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU). A atividade faz parte de um projeto dos alunos do curso de graduação, que ensina os estudantes da Escola técnicas de escovação e alguns cuidados básicos com os dentes.


A Profa. Sabrina Herreira Pimentel, docente do primeiro ano, considera a atividade de grande importância. ?Os alunos foram auxiliados a como escovar melhor os dentes e manter outros cuidados da maneira mais correta? explica a professora.


O trabalho faz parte de um projeto dos alunos do 1° semestre de Odontologia e integra a disciplina de Prevenção e Cariologia. Especialista em Odontopediatria, o Prof. Dr. Celso Monteiro da Silva diz que houve um processo com os universitários para a realização dos atendimentos. ?Os alunos fizeram treinamento, participaram de aulas teóricas e desenvolveram todo procedimento que realizaram nas crianças?. Além disso, ele ressalta que o trabalho é essencial para a formação dos estudantes. ?Os principais objetivos dessa atividade para os alunos da Universidade é o treinamento manual, a postura, a utilização dos equipamentos e a orientação de seus primeiros pacientes?, finaliza o docente.


Nas consultas, os alunos de Odontologia realizaram a evidenciação da placa bacteriana e ensinaram as técnicas de escovação. Gabriela Paula, que iniciou a graduação no início de fevereiro, comenta que a participação na atividade foi uma experiência única. ?Ter realizado os atendimentos foi muito bacana, achei que só teria contato com pacientes no último ano do curso?, afirma.


Já Luiz Otávio Monteiro, estudante 2° ano da Escola de Aplicação, diz que gostou de ir ao dentista com os amigos. ?Foi muito legal chegar na Escola hoje e ir ao dentista aprender mais coisas?, conta o aluno. A atividade se encerra na quarta-feira, 17, com os atendimentos dos alunos do 4° e do 5° ano da Escola.


Maria Eduarda Chagas / Leonardo Nicolini
Escola de Aplicação/UNITAU

Fotos: Guilherme Morgado/Escola de Aplicação