Alunos de Fisioterapia realizam ação no Dia do Idoso

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Extensão, Integração, departamento, Fisioterapia, Aluno

O Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu, no dia 27, uma ação para finalizar uma série de intervenções com idosos. A atividade integra o projeto da Clínica de Fisioterapia da Universidade em parceria com o Centro Dia do Idoso da Prefeitura de Taubaté, e durou cinco semanas.

Ao todo, os alunos se dividiram em quatro grupos de atendimento e foram desenvolvidos diversos trabalhos, como prevenção de queda, exercícios para melhora das condições cardiovasculares respiratórias de portadores de doenças pulmonares de construtiva crônica, atividades com idosos que são hipertensos e práticas para melhora da mobilidade dos membros superiores e também das articulações.

[caption id="attachment_5601" align="alignleft" width="308"]site4 Alunos da Fisioterapia auxiliando nos exercícios com os idosos. Foto: Leonardo Oliveira/ACOM[/caption]

Todos os atendimentos foram realizados em grupo e, além da assistência de Fisioterapia, os idosos receberam orientações e cuidados que vão levar para o seu dia a dia. ?É de extrema importância, além de tratar a patologia, dar as informações necessárias para o idoso realizar o autocuidado, por isso enfatizamos bastante essa questão?, destaca a profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira, uma das coordenadoras do projeto.

As atividades são organizadas por professores da UNITAU, mas são desenvolvidas pelos alunos da graduação que avaliam os pacientes e, a partir dessa análise desenvolvem a intervenção e começam o tratamento específico.  Para Laís Lemos, aluna do 8º semestre, participar desse projeto é de extrema importância para o crescimento profissional e social. ?É uma experiência incrível, são várias histórias de vida, prognósticos diferentes e é uma outra visão que temos fora da rotina da Universidade e aqui da Clínica?, frisa.

No último dia, as atividades realizadas foram danças e exercícios físicos, além da confraternização para comemorar o Dia do Idoso. ?Esse projeto é excelente, pois nos alegra, faz bem para a saúde e criamos boas amizades?, conclui Máximo Alves de Moura, que participou de todas as sessões.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM