Ex-aluna da Universidade desenvolve pesquisa sobre primatas

04/11/2019 11h57

Destaque, Ex-aluno, Biologia

Anne Sophie Almeida e Silva ingressou na Universidade de Taubaté (UNITAU) em 2010, no curso de Biologia, e, atualmente, cursa doutorado em Zoologia e desenvolve tese sobre primatas. O envolvimento com o tema teve início no final de 2013, quando apresentou seu trabalho de conclusão de curso sobre Ecologia e conservação do bugio-ruivo em um fragmento florestal no Barreiro, em Taubaté. Esse trabalho foi fundamental para abrir portas para seus estudos futuros.

?Ainda na graduação, decidi seguir a área acadêmica e, em um congresso de Primatologia, em Pernambuco, conheci um estudo bastante similar ao meu, só que no Rio Grande do Sul. Nesse congresso, conheci minha futura orientadora do mestrado e, em alguns meses, me mudei para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para dar início ao curso?, relata Anne, que desde o início do curso mostrou interesse pelas áreas de Ecologia e Zoologia.

A estudante explica a importância de o aluno ter foco e buscar sempre participar de eventos dentro e fora da Universidade. ?Em outro congresso, dessa vez no Amazonas, conheci minha atual orientadora do doutorado. O que fez muita diferença na minha formação foram os estágios e a participação em congressos. Essa é minha dica para quem está começando agora. Sempre que puderem, participem de encontros?.

Anne, sempre muito elogiada pelos professores, por sua dedicação e desempenho, acredita que a Universidade foi essencial para sua formação. ?A UNITAU me deu a base. O curso de Ciências Biológicas tem excelentes professores, e a teoria que aprendi na sala de aula foi fundamental para as etapas seguintes?, e destaca mais uma vez a importância de se buscar conhecimento fora da Universidade. ?A prática, adquiri-a acompanhando os outros estudos e indo para campo. Por isso considero tão importante procurar atividades, contatos e conhecimento fora, acrescenta.

Fábio Vienu

Foto: Leonardo Oliveira