Universidade realiza ciclo de seminários envolvendo projetos de pesquisa

04/11/2019 11h57

Aluno, Biologia

No dia 18 de outubro, o Departamento de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou um ciclo de seminários com o objetivo de apresentar alguns projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Departamento. A atividade contou com a participação de alunos e de ex-alunos do curso, além da participação de estudantes do Ensino Médio.

?O objetivo é propiciar para o discente que esteja iniciando o curso o contato mais rápido com a pesquisa. Trazendo esses projetos para os novos alunos, a ideia é que o estudante se sinta estimulado e não demore para procurar um estágio ou para desenvolver seu projeto?, explica o Prof. Dr. Julio César Voltolini, docente do curso de Biologia.

A atividade também favorece os mais experientes, que estão para concluir a graduação. ?O dia da defesa do TCC é um dia de nervosismo, e isso acaba sendo uma espécie de treino. Mesmo tendo como plateia alunos menos experientes, eles podem notar falhas. É uma grande contribuição para o dia da defesa?, afirma o professor.

A ex-aluna Lígia Zanco, bióloga responsável técnica em uma empresa de consultoria ambiental, retornou à UNITAU para apresentar dois projetos desenvolvidos durante sua formação e que contribuíram para seu futuro profissional. ?Para mim é uma grande honra e satisfação poder voltar à UNITAU e contribuir para o desenvolvimento dos meus futuros colegas de trabalho?, afirma. Lígia sugere aos novos alunos que aproveitem ao máximo o período da graduação. ?O aluno precisa aproveitar a experiência dos professores, eles têm muito a ensinar. É imprescindível procurar fazer trabalhos científicos, pois ajuda muito no desenvolvimento do profissional biólogo?.

Fábio Vienu

*Foto: Fábio Vienu ACOM/UNITAU