Alunos de Engenharia participam de semana de desafios promovida pelo Senai

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Engenharia

Sete alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram do Desafio de Ideias, uma iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), de Taubaté. O objetivo era colocar um desafio ou uma necessidade real aos participantes pelas empresas parceiras.

Os alunos João Vittor de Faria Arnaut Pereira, Rogério Maia de Deus Junior, Rafaela Ribeiro Moreira, Flávio de Lima Olímpio Júnior, Thiago Abrahão, Ricardo Sigrist Ferraz da Hora e Mariana Martins Duque representaram a UNITAU durante as atividades.

Duas situações paralelas propostas pela Volkswagen foram colocadas para os estudantes resolverem. Eles foram divididos em três equipes para cada tarefa e orientados por professores-facilitadores para desenvolver soluções para desafios apresentados pelas empresas parceiras. A primeira atividade visava desenvolver um novo sistema de aquecimento de água para o processo produtivo com redução no consumo de energia. Já o segundo desafio propôs a criação de novos conceitos para reutilização dos resíduos gerados pelas plantas.

Ricardo Sigrist Ferraz da Hora, do 3º semestre de Engenharia Mecânica, estava na equipe vencedora do primeiro desafio. O projeto desenvolvido por ele e pelos outros integrantes do time foi transformar a energia de testores em energia elétrica para ser utilizada em caldeiras. Para o aluno, estudos na UNITAU foram fundamentais para se sair bem na tarefa. ?A teoria aprendida na Universidade me ajudou no desenvolvimento dos cálculos necessários para mensurar a quantidade de energia que o testor iria gerar?, destaca o estudante.

Entre os critérios de avaliação utilizados para decidir a equipe vencedora estavam a criatividade, a viabilidade técnico-econômica do projeto desenvolvido, os resultados apresentados e a geração de impactos positivos ambientais, sociais e econômicos.

?Nós chegávamos às 7h30 e íamos embora às 22h30. Dessa forma, tivemos mais tempo para desenvolver a ideia, produzir o protótipo e preparar a apresentação. Acho que fomos campeões devido à dedicação de cada aluno?, frisa Ricardo Ferraz.

Ao final da competição, a equipe declarada vencedora do Desafio 1 foi a verde, representada pelos alunos Ricardo Sigrist Ferraz da Hora e Thiago Abrahão, e a vencedora do Desafio 2 foi a branca, da aluna Mariana Martins Duque.

Felipe Rodrigues

*Foto: Divulgação