Artistas da região expõem obras no Departamento de Arquitetura

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Oportunidade, Arquitetura, Cultura, Projetos, Aluno

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) reinaugurou o Cubo Branco, espaço dedicado para exposições de artistas de Taubaté e região.

As primeiras exposições são as dos artistas Mariana Ardito, Biba Rigo e André Yassuda, e é denominada Interioranidades, uma mistura das palavras ?interiorano? e ?interioridade?. Interiorano significa a pessoa que tem traços e comportamentos típicos de local do interior, e interioridade designa caráter ou estado do que é interior.

O artista André Yassuda pintou os objetos que havia no lugar onde trabalha em Pindamonhangaba e conta sobre o processo de criação de suas obras. ?Eu fui olhando em volta, pintando os objetos e procurando um acontecimento neles, a vida é o acontecimento e esse acontecimento não é um momento específico. Então, eu olho em volta e procuro o acontecimento que está existindo no objeto e tento encontrar o seu potencial?.

Já a artista Mariana Ardito pintou a Serra da Mantiqueira de diferentes formas. ?A Serra da Mantiqueira está cada dia de um jeito, um dia tem neblina no outro ela está limpa. Meu trabalho foi em cima disso e usei carvão, borracha e aquarela, que são meios efêmeros que eu achei que tinha a cara da Mantiqueira?, diz Mariana.

O Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, salienta que a proposta é repercutir a arte da região. ?A ideia é tornar um espaço alternativo para a arte, uma verdadeira galeria dentro de uma escola de Arquitetura, que tem o papel de trazer a arte regional?.

A exposição é aberta ao público e permanece no Departamento até 25 de maio, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. ?É um espaço que a UNITAU, por meio do Departamento de Arquitetura, está abrindo para a comunidade de artistas, para a comunidade universitária e para a comunidade taubateana e regional?, finaliza o professor.

Julia Carvalho

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM