Conheça o Congresso Odontológico da Universidade

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Integração, Odontologia, Aluno

A semana pedagógica é realizada por todos os cursos da Universidade de Taubaté (UNITAU). O evento tem como objetivo fornecer novos conhecimentos para os alunos. No Departamento de Odontologia acontece o Congresso Odontológico da Universidade de Taubaté (COUT),  do dia 13 ao dia 17 de agosto.

A comissão do Conselho é formada por 20 alunos e três professores, o professor orientador; Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Cardoso, a professora responsável pelo científico; Profa. Dra. Priscila Christiane Susy Liporoni e o professor responsável pela Odonto Comunidade, Prof. Dr. Edison Tibagy Dias de Carvalho Almeida.

O COUT se inicia e termina com o Odonto Comunidade. ?No primeiro dia, em torno de 300 crianças vêm para a faculdade e a gente faz atividades para levar a educação e a prevenção da saúde, temos teatro; jogos; cinema e o escovódramo, onde as crianças aprendem a escovação. As crianças que serão atendidas são de escolas da prefeitura, e buscamos crianças mais novas para ensiná-las desde cedo e também para tirar aquele medo que elas costumam ter de dentista?, explica a aluna Ana Caroline Moura, diretora da Odonto Comunidade. ?No último dia a Odonto Comunidade é realizada em um asilo com 70 pessoas, e fazemos uma palestra sobre prevenção focada neles.?, finaliza.

Durante a semana ocorrerão diversas palestras com os profissionais convidados. ?Vai ser uma semana de grandes apresentações, todos são destaques, escolhidos a dedo por seus currículos e vivência na Odontologia?, destaca o aluno João Marcos de Moraes, Vice-Presidente do COUT.

O COUT se trata de um Congresso sem fins lucrativos, o dinheiro arrecadado é usado para suprir os gastos de locomoção dos palestrantes e dos materiais utilizados durante o evento, e para que ele aconteça existe uma grande preparação, e o aluno Higor Oliveira, Presidente do COUT, explica como acontece a elaboração do evento. ?Temos a abertura solene, a festa de abertura e a festa de encerramento. Fora da semana também realizamos outras atividades, tivemos o Pré-COUT, no final do ano passado tivemos o Odonto Comunidade e durante o ano fazemos várias arrecadações e rifas?.

Os alunos, professores e alunos formados que tiverem o interesse em participar do COUT devem acessar o site do evento para realizar as inscrições: cout.odo.br .  ?No site temos um plano de inscrições com vários tipos de inscrições, para um dia de evento, para dois dias, para a semana toda e para quem quiser ir à festa de abertura ou na festa de encerramento. Os valores são bem acessíveis, você pode pagar no cartão ou a vista e a gente pode dividir em quantas vezes a pessoa achar melhor?, informa Higor Oliveira.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU