Alunos da Engenharia Elétrica visitam a Hidrelétrica de Itaipu

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Engenharia

No dia 3 de agosto, alunos do quinto ao oitavo semestres do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Taubaté (UNITAU) puderam conhecer a usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O objetivo da visita era vivenciar a realidade de uma hidrelétrica.

A iniciativa da viagem foi do Prof. Rubens Castilho Júnior, que já havia organizado essa visita quando era aluno da UNITAU e presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) em 1994.

Depois de 18 horas de viagem de ônibus, a equipe fez uma visita técnica. Lá, assistiram a um vídeo sobre a criação da usina, visitaram os vertedouros ?local por onde a água represada sai ?, as salas de controle e tiveram acesso a fotos do processo de construção da usina.

?Na sala de controle, trabalham sempre um brasileiro e um paraguaio. Para não existir privilégios para nenhum lado, certos pontos têm uma linha no chão, indicando a divisão geográfica entre Brasil e Paraguai, apesar de, lá eles, não considerarem países diferentes, mas, sim, uma região unificada?, relata o estudante do 8º semestre Vinícius Pavanetti, sobre um dos momentos da visita.

O Prof. Rubens Castilho Júnior avalia a viagem. ?Essa visita foi muito produtiva, gerou a integração entre os alunos e apresentou uma parte prática dos estudos?.

Para Vinícius, é importante realizar viagens pedagógicas. ?É bom para termos uma ideia melhor do ramo a que estamos dedicando e direcionando nossa vida profissional. Nessa visita à Itaipu, vimos como é de extrema importância o bom funcionamento da usina, porque lá estão tomando conta da distribuição de energia para dois países?.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU