UNITAU recebe estudantes da rede municipal para atividades de projeto

04/11/2019 11h57

Destaque, Extensão, Integração, Alimentação melhor, Cultura, Projetos, Aluno, Publicidade e Propaganda, Jornalismo

O Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu, na terça-feira, 26, alunos das Escolas Municipais de Ensino Integral Professor Cláudio César Guilherme de Toledo e o Vereador Mário Monteiro, que participam do projeto Luz, Câmera e Movimento.

O Luz, Câmera e Movimento nasceu da junção de outros dois projetos da Universidade, o Quebrando mitos e revelando verdades, da Fisioterapia, e o Trilhas culturais, da Comunicação Social. ?O projeto foi criado para abordar temas e ferramentas da comunicação, como o rádio, a televisão e a fotografia e, dentro disso, também ensinar sobre dores crônicas?, conta o Prof. Dr. João Rangel, um dos coordenadores do projeto.

Alunos dos dois cursos atuam como estagiários e vão semanalmente às duas escolas desenvolver atividades. Uma vez ao mês, os estudantes da rede municipal vão até a Universidade e visitam os estúdios da Comunicação Social e a Clínica de Fisioterapia.

No Departamento de Comunicação Social, as crianças tiram fotos, gravam na Rádio e aprendem mais sobre como funciona um estúdio de televisão. Já na Clínica de Fisioterapia, eles aprendem mais sobre como os pacientes são tratados, além de outras atividades.

?Esse projeto é bom porque a criança explora a imagem, desenvolve a oratória e tem noção de espaço dentro do ambiente de fotografia, cinema, rádio e TV?, comenta o oficineiro de teatro Bruno Rogério Alves dos Santos da Escola Professor Cláudio César Guilherme de Toledo.

Já a aluna do 3º semestre do curso de Jornalismo, Juliana Faria também fala sobre a experiência de passar o que eles sabem: ?Você se envolve com a realidade das crianças e consegue extrair o que há de melhor. Fora que as crianças ficam muito empolgadas e isso é muito gratificante. Acho que a melhor parte é a interação que temos com elas. A gente não só ensina, mas também aprende muito com cada um.?

Raíssa Santos