Ex-aluna da UNITAU é professora palestrante em instituição internacional

04/11/2019 11h57

Extensão, Ex-aluno, Fisioterapia, Eventos, Palestra

Milenna Figueiredo, ex-aluna do curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU), tem alcançado destaque no exterior. Ela é professora palestrante nos EUA, na cidade do Porto, em Portugal e em outros locais da Europa.

Milenna desenvolveu o Protocolo europeu facial (PEF), um tratamento que tem como objetivo tratar manchas, rugas e cicatrizes acneicas com resultado na primeira sessão.

Após o PEF, universidades europeias a chamaram para lecionar sobre fisioterapia dermato-funcional. Além disso, a Universidade de Harvard a convidou para palestrar em um curso sobre o tema. ?Ter criado esse protocolo foi o marco mais importante de minha carreira?, diz ela.

Sua passagem pela Universidade

Aluna da turma de 2004, Milenna tinha o sonho de trabalhar com a parte neurológica da Fisioterapia. ?Durante o curso, eu gostaria de seguir na área neurológica, era apaixonada por Neurologia?, comenta. Porém, acabou mudando de área, ao entrar em seu primeiro emprego, após se formar.

A dedicação sempre esteve presente na trajetória da aluna. Do primeiro ao quarto ano, cursou Fisioterapia no período noturno, estudava todos os dias à tarde e não faltava em nenhuma aula. ?Na minha época de estágio, que era durante o dia, me lembro de acordar às três e meia da manhã, estudar até às seis da manhã e depois eu ia para o estágio?.

Segundo ela, os professores da UNITAU têm grande importância em sua formação acadêmica e profissional. ?Eu tive excelentes professores e acredito que consegui tirar o máximo de informações possíveis deles, isso marcou muito a minha vida?.

Desafios da carreira

De acordo com a ex-aluna, o principal desafio da carreira é manter-se atualizada. As mudanças no mercado têm se tornado cada vez mais constantes e rápidas, o que torna difícil se manter em dia com as novidades. ?É extremamente desafiador você saber qual é a demanda do mercado, o que ele precisa e aquilo de que o seu paciente precisa. Você precisa sempre se manter atualizado?.

Para resolver esse problema, Milenna participa de congressos, palestras, eventos científicos, além de fazer cursos para se especializar cada vez mais em sua área.

Por fim, ela deixa um conselho a todos os alunos que estão se graduando: ?Aproveitem o máximo que puderem os professores, os colegas, a faculdade, tudo aquilo que a faculdade pode proporcionar de eventos, cursos, simpósios, congressos. Aproveitem, pois isso passa muito rápido. Nunca esqueçam de ter foco, objetivo, disciplina e humildade?.

Matheus Corrêa

Foto: Milenna Figueiredo