Cinema e Psicanálise acontece no Departamento de Psicologia

04/11/2019 11h57

Destaque, Aluno, Eventos, Psicologia, Extensão

Na quarta-feira 14, o Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou o evento ?Cinema e Psicanálise?, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise (Seção Regional de São José dos Campos).

Os alunos assistiram ao filme ?Searching?, que fala sobre o universo das redes sociais e a dependência da sociedade da vida digital, e debateram sobre a história com Maria Angélica Braga de Oliveira e Alves e Cristina Maria Cortezzi, membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise. ?Achei um evento bem interessante, que abordou uma visão bem legal a respeito do filme, porque diz respeito à internet e a quanto ela, praticamente, já tomou conta de todos nós, então abordar o quanto ela pode ser prejudicial ou boa é uma opção muito válida?, comenta Mirella Carvalho Lopes, aluna do 4º semestre de Psicologia.

O objetivo do evento foi recepcionar os alunos ingressantes do curso e fazê-los refletir sobre a tecnologia e sua influência na sociedade. ?Esse debate esclareceu algumas coisas, como o fato de o Inconsciente criar situações que, na verdade, não existem, e foi importante porque me deu base para sustentar certos argumentos a respeito desse tema?, completa a aluna.

Além disso, o evento serviu para aproximar os estudantes de profissionais de uma entidade científica de grande importância na área da Psicologia. ?É muito importante esse contato, porque uma de nossas disciplinas principais é a Psicanálise, então esses profissionais nos acrescentam conhecimento e uma troca de experiências e informações muito boa?, diz Mirella.

?Essa atividade traz enriquecimento e um bom impulso para o começo das atividades do semestre?, finaliza a Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, diretora do Departamento de Psicologia.

Bárbara Tolomio