Professores da UNITAU participam de Fórum sobre Matriz Curricular

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, Arquitetura, Aluno, Eventos, Extensão

No mês de setembro, os professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram de um Fórum que discutiu a renovação das matrizes curriculares.

O encontro foi ministrado pela Profa. Dra. Liziane Peres Mangili, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Troca de experiências

A palestra aconteceu no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU. Liziane apresentou os diferentes modelos de grades curriculares que podem ser disponibilizadas para os alunos e mostrou a aplicação na prática.

?Como a sociedade está em mudanças a todo o tempo, nós temos que nos adaptar. Agora, com essas novas tecnologias e programas, temos de estar sempre discutindo para adequar o ensino?, ressalta a Profa. Liziane Mangili.

Durante o encontro, os professores puderam tirar dúvidas em relação às práticas de ensino, trocar conhecimentos e analisar novos possíveis métodos de ensino/aprendizagem.

?Acredito muito na construção coletiva, como algo que possa traduzir os anseios de quem vai aprender e de quem vai ensinar. Tentar entender outros projetos ajuda a construir coletivamente essa visão. O Fórum é rico nesse sentido de troca das nossas vivências?, explica a Profa. Ma. Anne Matarazzo, coordenadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU.
Escolha das disciplinas

Um dos assuntos de maior relevância do Fórum foi o modelo de grade curricular que permite aos estudantes a escolha das disciplinas, fazendo com que as turmas sejam complementadas por alunos de diferentes períodos e melhorando a integração entre eles.

?Quando o aluno tem a liberdade de escolha sobre o que quer aprender, consegue fazer os links com o cotidiano. Claro que é uma liberdade acompanhada pelos professores e cumpre as exigências do MEC. Mas esse método exige muito do aluno e torna a formação mais proveitosa?, conclui Liziane.

Nathália Sobral

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM