Gestores de instituições públicas durante 4º Encontro de Extensão da Abruem na UNITAU. Foto: Renata Moraes

Encontro na UNITAU reúne mais de 40 gestores de instituições do Brasil em debate sobre a extensão universitária

Link curto: https://unitau.me/4cV2Tvx

12/04/2024 17h36 ⋅ Atualizada em 12/04/2024 18h00

ABRUEM, Extensão, PREX, Pro-reitoria de Extensão

Com a leitura da “Carta de Taubaté”, gestores de instituições públicas de todo o país encerram, na tarde desta sexta-feira (12), o 4º Encontro de Extensão da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento foi sediado pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Ao longo de dois dias, o evento organizado pela Câmara Técnica de Extensão da Abruem promoveu debates importantes sobre “A capilaridade da extensão universitária e o papel das universidades estaduais e municipais”; “A extensão na pós-graduação”; “Diretrizes da extensão para a educação superior brasileira e o seu panorama atual”; e “O papel da extensão universitária na agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): impactos no território”.

Mais de 40 gestores de universidades públicas de diversas regiões do Brasil marcaram presença no Encontro de Extensão, que tem como um dos pontos altos a leitura da carta, um documento que traz um resumo da edição e registra os principais assuntos, as ideias e as demandas debatidos no evento.

“Nas discussões ocorridas durante o Encontro, os participantes destacaram a importância de a Câmara Técnica de Extensão da Abruem como rede de fortalecimento, apoio, acompanhamento e reivindicação de políticas públicas para a extensão universitária no cenário nacional”, diz trecho da Carta de Taubaté.

O documento ainda ressalta a importância do financiamento para que as atividades de extensão sejam ampliadas e da inserção da atividade extensionista na pós-graduação para formar pesquisadores e professores e gerar conhecimentos conectados à sociedade.

UNITAU lança edição especial da Revista de Extensão no Encontro

Durante o 4º Encontro de Extensão da Abruem, a Editora UNITAU lançou uma edição especial da Revista Extensão. Como o tema: “A capilaridade da extensão universitária e o papel das universidades estaduais e municipais”, a publicação reúne 13 artigos que destacam o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento local e regional, por meio da extensão universitária.

Para ler a revista, acesse este link.

Confira as fotos do Encontro no aqui no Flickr da UNITAU.