Livros do MPE relatam vivências e pesquisas durante a pandemia

22/06/2022 17h57

Livro, Mestrado, Educação, Pós-graduação, Pesquisa

O Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) lança, na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, dois livros virtuais que tratam sobre as vivências de professores e alunos durante a pandemia e o desenvolvimento de pesquisas na Educação Básica.

Os livros Formação de professores na educação básica: um recorte de pesquisa na área e Práticas educativas na pandemia: relato de experiências de alunos-professores do MPE já estão disponíveis para download no site da EdUNITAU.

A organizadora dos volumes, Profa. Dra. Ana Calil, comenta que os livros foram desenvolvidos com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado em sala de aula pelo mestrado profissional.

“A coletânea de capítulos nos traz os excertos das pesquisas produzidas no mestrado profissional, com as partes mais emblemáticas e que chamam a atenção, valorizando o trabalho dos alunos e dos professores que a produziram”, destaca a professora ao falar sobre o livro de práticas educativas na pandemia.

Sobre o livro que trata do desenvolvimento de pesquisas, o co-autor Prof. Dr. Cristovam da Silva Alves abordou o desafio de unir diferentes objetivos. “Dos desafios, um que nos ocupou de modo preponderante foi reunir textos com a tripla função de divulgar pesquisas consistentes em relação ao rigor teórico-metodológico, pesquisas que divulguem propostas capazes de mobilizar novas investigações e estudos que possibilitem o reconhecimento teórico de parte das práticas realizadas na educação básica”.

Pensando num contexto em que a educação está sempre se inovando, a Profa. Dra. Ana Calil explica: “Essa é uma importante forma de os professores divulgarem seus trabalhos e de revelarem uma outra interface, a do professor pesquisador.”

O evento de lançamento está marcado para as 17h, no prédio da UNITAU Digital, e será transmitido pela TV UNITAU.

Ana Oliveira