UNITAU promove a Semana do Aleitamento Materno

30/07/2021 18h03

Aleitamento materno, Cuidados, Live, Prevenção, Comunidade, SMAM

 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2021 (SMAM 2021) tem como objetivo recordar que a amamentação é uma responsabilidade de todos. Por isso, do dia 2 ao dia 5 de agosto, a SMAM da Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece uma série de lives sobre o assunto.

Na segunda-feira, a partir das 17h, o tema será “Processos terapêuticos e amamentação”, com a Andressa Marques, professora de artes e dança. Na terça-feira (3), às 19h, a live vai abordar “Proteção da Amamentação”, com a enfermeira Vilma Villar. O tema da quarta-feira (4), às 18h, será “Subjetividade e apojadura”, com a fotógrafa Fabiana Beracocha. E, no último dia da campanha, às 19h, a live de encerramento será sobre “A prevalência de Aleitamento Materno em Taubaté e região”, com o Prof. Dr. Ricardo Marciteli.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é exclusivo até os 6 meses de vida e complementado até os 2 ou mais anos. Apoiar a mulher que amamenta significa escutá-la e ampará-la em todas as ações que ela julgar necessárias.

“A ausência do aleitamento materno é, sem dúvida, um problema de saúde pública que requer um enorme esforço e a ação de toda a sociedade”, comenta a Profa. Dra. Fabiola Figueiredo Nejar, especialista em saúde coletiva.

A Professora também explica sobre a amamentação durante a pandemia. “Existe uma abundância de anticorpos, de imunoglobulinas e uma escassez de RNA viral no leite materno, o que oferece evidências de que as mulheres podem continuar amamentando com segurança durante a pandemia”, pontua.  

Ela também esclarece que os anticorpos presentes no leite materno podem ser úteis para não somente proteger os bebês em aleitamento contra o coronavírus, como também podem servir como um agente terapêutico para o combate à doença.

As lives da SMAM ocorrerão pelo canal do Youtube da TvUnitau. Participe!

 

Linda Uberti

ACOM UNITAU