Alunos da UNITAU disponibilizam informações sobre a vacinação em Taubaté por meio de QR Code

05/05/2021 17h35 ⋅ Atualizada em 07/05/2021 14h30

Aluno, Pandemia, Coronavírus, Vale-presente, Ligas acadêmicas, UNITAU, Medicina, Enfermagem, Destaque

Todo ano, as ligas acadêmicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam um mutirão, que visa atender eventuais demandas da comunidade. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Liga acadêmica de infectologia da UNITAU, formada pelos cursos de Medicina e de Enfermagem, em conformidade com as medidas de distanciamento social, elaboraram um material online para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19.

Os estudantes desenvolveram um QR code, que, após escaneado pela câmera do smartphone, leva a um google drive com diversas informações sobre os cuidados que devem ser mantidos após a vacinação. Além disso, também foi disponibilizado um documento com a atualização diária das faixas etárias e postos de vacinação em Taubaté. Os alunos também incluíram na plataforma a ficha de cadastro utilizada nos postos de vacinação, para que, assim, o munícipe possa preencher previamente e ser atendido com mais rapidez. As informações foram enviadas pela coordenação da campanha municipal e revisadas pela coordenada da liga, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner. O conteúdo pode ser acessado pelo QR code abaixo.

Informações campanha de vacinação contra Covid-19

“Os membros da Liga de infectologia já estavam participando como voluntários da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, então decidimos fazer o mutirão das ligas voltado para a campanha. Em alguns postos, por exemplo, muitas pessoas vão para tirar dúvidas sobre a faixa etária, às vezes eles se confundem porque são vários locais e várias faixas etárias que mudam a cada dia”, relata a presidente da Liga de infectologia, Beatriz Camargo Gazzi.

A estudante do curso de Medicina ainda comenta que essa realidade vivida pelos alunos durante a campanha os motivou para a realização do projeto. “Nós sentimos essa demanda de promover uma atualização mais rápida e mais acessível para as pessoas. Então, distribuímos cartazes, panfletos e QR codes em vários postos de vacinação do município, colocamos cartazes em farmácias, no shopping e no nosso Campus do Bom Conselho”, comenta Beatriz.

O objetivo da ação é que as pessoas se mantenham atualizadas diariamente com as principais informações da campanha de vacinação, para que possam se direcionar aos postos adequados e, consequentemente, evitar filas e idas desnecessárias aos postosde imunização. Oformato digital (QR code)foi pensado para que os arquivos anexados possam ser atualizados pela organização da Liga todos os dias.

“Participar da campanha já está sendo uma experiência incrívelpelo momento histórico que isso representa e pela esperança que a vacina trouxe depois de um ano de isolamento. Então, nada melhor do que criar essa campanha associada à vacinação, para conseguir levar o conhecimento para as pessoas. Assim, a população poderá se sentir mais segura, inclusive com a vacina, e conseguir tirar dúvidas sem precisar sair e se expor a riscos”, ressalta a aluna.

“Quando levamos os cartazes e panfletos, fomos muito bem recebidos pelas enfermeiras dos postos de vacinação. É uma necessidade que eles também estavam reparando e acreditam que nossa ação vai ajudar bastante na campanha”, pontua e finaliza a presidente da Liga de infectologia.

Bianca Guimarães