Atividade interdisciplinar levou conhecimento para as praticantes de handebol (Foto: Alunos de Educação Física UNITAU)

Educação Física realiza vivência e avaliação com atletas de handebol de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3QidPcZ

25/04/2024 08h47

Esporte, Bem-estar, Graduação, Educação Física

Os universitários do curso de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram, na última semana, de uma atividade interdisciplinar de vivência e avaliação com atletas de handebol, no Clube Esportivo Emecal, em Taubaté.

O objetivo foi proporcionar uma atividade de extensão com prática pedagógica de forma interdisciplinar, por meio das disciplinas de Handebol e Medidas de Avaliação. Os estudantes desenvolveram a teoria aprendida nas aulas e a vivência esportiva com as crianças e os adolescentes.

A tarefa foi realizada com as jogadoras de 11 a 13 anos do time feminino de handebol de Taubaté. Elas foram avaliadas pelos testes de força, agilidade e flexibilidade, permitindo a verificação da capacidade e do desenvolvimento em relação à faixa etária estabelecida.

Prática reuniu estudantes e atletas de handebol de Taubaté (Foto: Alunos de Educação Física UNITAU)

O docente do curso de Educação Física da UNITAU e responsável pela atividade, Prof. Esp. Luiz Antônio Alcântara Cembranelli Júnior, destaca a importância da iniciativa na formação universitária dos alunos. “Quando eles assumem o protagonismo, a organização e a aplicação dos testes, eles têm uma vivência muito importante que vai contribuir bastante para a formação profissional [...] e isso é fundamental na formação dos nossos universitários”.

O professor também comenta a relevância de realizar ações interdisciplinares. “Com relação à interdisciplinaridade, é muito importante o aluno vivenciar essa relação com algo diferente da disciplina que ele aprende. [...] Então, seria importantíssimo que a gente fizesse mais atividades dessa maneira, para a gente poder oferecer essa prática aos nossos alunos”.

Após a realização da vivência, o professor e os alunos de Educação Física farão retorno técnico sobre os resultados obtidos na avaliação das jogadoras de handebol.

Isabella Maciel