Mídias Sociais Digitais | NOVO

Duração do Curso:: 4 semestres

Grau Acadêmico: Superior de Tecnologia

Período/Vagas para 2024/1 : noite/40

APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Mídias Sociais Digitais tem como objetivo principal formar profissional com capacidade para atuar no mercado de comunicação social cada vez mais tecnológico, voltado para inovação, com senso crítico e autonomia para produzir conteúdos para mídias digitais, gerenciar redes sociais e utilizar ferramentas específicas para relacionamento com o consumidor moderno.

O curso oferece ao aluno certificados de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico por módulo cumprido:
Módulo I - Certificação de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Auxiliar de Controle de Conteúdo Digital.
Módulo II - Certificação de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Assistente de Geração de Conteúdo para Mídias Digitais.
Módulo III - Certificação de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Analista de Conteúdo para Mídias Sociais.
Módulos I, II, III, IV - Diploma de Curso Superior de Tecnologia em Mídias Sociais Digitais

O curso de Mídias Sociais Digitais foi construído em consonância com os cursos de bacharelado do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – que tem duração de 8 semestres. Dessa forma, o aluno de Mídias Sociais Digitais ao concluir seu curso, poderá cursar os de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda em apenas 4 semestres, recebendo ao final o diploma de bacharel em uma das duas áreas também.

 

TEORIA

O curso oferece conteúdo voltado para o entendimento dos conceitos relativos às questões dos meios digitais, preocupado com o desenvolvimento do aluno, sem esquecer a formação humana e ética do profissional. Por isso oferece disciplinas teóricas que possibilitam debates e atividades voltadas para o enriquecimento pessoal e profissional do estudante. A matriz curricular busca equilíbrio entre teoria e prática, com atividades voltadas para as duas vertentes do ensino.

PRÁTICA

O curso também se destaca pela prática constante de atividades em laboratórios e estúdios, como de fotografia, rádio e TV. Os laboratórios de informática oferecem estrutura para o desenvolvimento de projetos profissionais, com softwares específicos e acompanhamento de professores especializados. O curso também possibilita a participação em eventos, como a Semana da Comunicação, que conta com a presença de profissionais de destaque no mercado.

PERFIL

O profissional do curso Tecnólogo em MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS atuará de forma estratégica, ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais. É também função do egresso em Mídias Sociais Digitais analisar o propósito e situação da empresa para poder, na sequência, estruturar o plano de Mídias Sociais Digitais que abarque a estratégia geral da empresa, assim como o detalhamento de ações a serem implementadas nas diversas áreas do Mídias Sociais Digitais de forma a atingir os objetivos determinados. O profissional dessa área deve ter capacidade de planejar, produzir e gerenciar Mídias Sociais Digitais, podendo atuar em Escritórios de Design, Estúdios, Editoras, Agências de Publicidade, Agências Digitais, Content Houses, Empresas Privadas, Instituições de Ensino, Governos, Emissoras de Rádio e TV, Jornais e Revistas, Produtoras de Vídeo e Empresas Cinematográficas.

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS 

  • Laboratório de Informática
    São três Laboratórios de Informática, constituídos de sala de aula e Laboratório de Produção Multimídia que dão suporte técnico no atendimento às demandas do curso de Mídias Sociais Digitais. Um supervisor e um técnico respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de Rádio
    O Laboratório de Rádio é constituído de quatro salas equipadas, entre estúdio, técnica, sala de gravação, produção e de aula assistida, que  suportam o atendimento às demandas do curso. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de TV (Ilha de Edição e Estúdio)
    O Laboratório de TV é um órgão técnico-pedagógico constituído de sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. São estúdios equipados com câmeras, iluminação, estrutura sonora, e cenários, sala de produção, salas de edição, cabines de áudio, switcher, almoxarifado e cabine de áudio. Um supervisor, um produtor e editor de imagens e um operador de câmera respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório e Estúdio de Fotografia
    Com duas salas, sendo um estúdio espaçoso com capacidade para realizar 3 atividades ao mesmo tempo e uma sala de edição e tratamento digital, com almoxarifado, o laboratório conta com um Técnico responsável. As atividades nele desenvolvidas oferecem suporte didático-pedagógico e aliam a teoria à prática, sempre com acompanhamento de professor de fotografia.


OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social
    Capacidade para 200 pessoas

  • Biblioteca
    A biblioteca do Departamento de Comunicação Social, que objetiva garantir a prestação qualitativa de serviços informacionais aos cursos de Tecnologia em Produção Multimídia, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, é coordenada pelo SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas, criado pela deliberação CONSUNI n. 28/2001. No ano de 2007 foi implantado o sistema Sophia, o qual possibilita ao aluno a consulta online ao acervo do Departamento de Comunicação e demais bibliotecas da Universidade de Taubaté.

  • Rádio Universitária
    Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilitam estágios aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora. O slogan da rádio é “A Rádio da Educação”, o canal é 299E, a freqüência 107,7 MHz e a potência 300 watts.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO - Módulo I - Controle de Conteúdo  

  • Comunicação e Ambiente Digital
  • Eletiva I
  • Estilo e Composição Visual
  • Fotografia
  • Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
  • Mídias e Redes Sociais
  • Produção Audiovisual

2º PERÍODO - Módulo II Geração de Conteúdo

  • Desktop Publishing e Webdesign
  • Eletiva II
  • Eletiva III
  • Eletiva IV
  • Edição e Tratamento de Imagem
  • Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
  • Teorias da Comunicação

3º PERÍODO - Módulo III - Análise de Conteúdo  

  • Cultura e Sociedade Contemporânea
  • Eletiva V
  • Eletiva VI
  • Empreendedorismo e Economia Criativa
  • Legislação, Ética e Direitos Autorais
  • Monitoramento e Métricas Digitais
  • Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
  • Planejamento Estratégico de Comunicação

4º PERÍODO - Módulo IV - Mídias Sociais Digitais

  • Análise e Aplicação de Dados
  • Branding: Gestão de Marca
  • Eletiva VII
  • Eletiva VIII
  • Eletiva IX
  • Laboratório de Edição Digital
  • Marketing e Inovação
  • Monetização de Negócios na Internet


DISCIPLINAS ELETIVAS

Eletiva I

 

 

Linguagem e Expressão

Técnicas e Linguagens do Jornalismo

Publicidade e Propaganda

Eletiva II

 

 

Comunicação Integrada

Técnicas de Redação em Jornalismo

Fundamentos de Marketing

Eletiva III

 

 

Influência Digital

História do Jornalismo

Produção de Áudio

Eletiva IV

 

 

Narrativas em Marketing

Radiojornalismo

Design e Direção de Arte

Eletiva V

 

Comportamento do Consumidor

Redação Jornalística Multiplataformas

Eletiva VI

 

Gestão de Projetos

Gêneros Jornalísticos, Reportagem e Entrevista

Eletiva VII

 

 

E-Commerce e Mobile Commerce

Edição de Conteúdo Jornalístico

Produção Gráfica

Eletiva VIII

 

Gestão Financeira

Telejornalismo

Eletiva IX

 

 

Inteligência de Mercado (BI)

Produção em Jornalismo Digital

Marketing Estratégico


Atividades Curriculares de Extensão (ACE): 280h

Carga horária total do curso: 1.600 horas 

CORPO DOCENTE

ALINE FERNANDA LIMA FERREIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉ PETRIS GOLLNER
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉIA GOMES GUIMARÃES ARAGÃO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: RELAÇÕES PÚBLICAS
Currículo Lattes

ARCIONE FERREIRA VIAGI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Marketing
Currículo Lattes

ELIANA VIANNA BRITO KOZMA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

ELIANE FREIRE DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

GERSON MARIO DE ABREU FARIAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

HELEN FRANCIS SILVA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOÃO RANGEL MARCELO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOSÉ FELÍCIO GOUSSAIN MURADE
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Comunicação
Currículo Lattes

LETICIA MARIA PINTO DA COSTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

MARCELO TADEU DOS REIS PIMENTEL
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

MONICA FRANCHI CARNIELLO
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

RENATA MARIA MONTEIRO STOCHERO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: PRODUÇÃO GRÁFICA
Currículo Lattes

RICARDO CRUZ E GUERRA DE OLIVEIRA
Titulação: Especialista
Currículo Lattes

ROBSON BASTOS DA SILVA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

Thiago Vasquez Molina
Titulação: Mestre
Currículo Lattes

VÂNIA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

VIVIANE FUSHIMI VELLOSO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O Departamento de Comunicação Social é mais uma das unidades da UNITAU com tradição e com histórico de prêmios e de qualidade. Já formou mais de 3.000 alunos, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Produção Multimídia, os quais o mercado de trabalho regional e nacional da comunicação absorve, majoritariamente, pela confiabilidade que os cursos oferecem na formação dos novos profissionais. 

O Departamento conta com projetos, como o Jornal Laboratório "Vale Repórter", a Sala Temática do jornal O Vale, a Rádio FM UNITAU e a Agência de Comunicação Integrada (ACI), além de regularmente abrigar seminários, palestras, visitas técnicas e ampla possibilidade de estágio aos alunos. As atividades proporcionam aos estudantes um contato significativo com atividades práticas e com o mercado de trabalho. Prova disso é a parceria feita com a TV Futura para produção de programas de televisão com a participação ativa dos alunos. Toda a produção também é disponibilizada no canal da TV UNITAU no Youtube

Os alunos participam de eventos externos, como a Semana Estado de Jornalismo, a Expocom, e todo ano recebem prêmios significativos ao Departamento e aos estudantes, que ganham a oportunidade de ampliar seu aprendizado além da sala de aula. 

Além das disciplinas que permitem o aprendizado técnico, a grade curricular dos cursos trabalha com disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Teoria Política e Geopolítica. O maior objetivo do currículo multidisciplinar é oferecer conhecimento para a formação geral e humanística dos alunos, a fim de torná-los profissionais reflexivos e conscientes do papel social dessas profissões. 

A alta qualificação dos professores de Comunicação da UNITAU garantem a qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento. São 59,09% de doutores, 27,27% de mestres e 13,63% de especialistas. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretora do Departamento:
Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira


Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail:
comunicacao@unitau.br
Contato:
(12) 3625-4154

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, 13h às 22h

Centro de Laboratórios: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040

Site do Departamento: www.csonlineunitau.com.br

Canal da TV UNITAU: www.youtube.com/user/TVUNITAU