Início das Aulas: Fevereiro/2025
Modalidade do Curso: Presencial
Carga Horária: 450 h/a
Duração do curso: 18 meses
Horário das Aulas : Quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 17h30
Investimento: matrícula de R$ 650,00 + 17 parcelas de R$ 650,00
OBJETIVO DO CURSO
Geral:
• Proporcionar formação crítica e reflexiva sobre a educação antirracista e ecoconsciente a no Brasil e no mundo, com foco na elaboração de práticas pedagógicas emancipadoras.
• Oferecer subsídios teórico-prático-críticos para que os participantes desenvolvam metodologias educacionais críticas, antirracistas, ecoconscientes, emancipatórias e transformadoras.
• Estimular a reflexão crítica sobre o papel do profissional educador na transformação e questionamento do status quo, sobretudo, no que diz respeito à justiça social e ambiental, com base em perspectivas antirracistas, ecoconscientes e emancipatórias.
Específicos:
1. Promover a compreensão crítica sobre a educação antirracista: analisar as dinâmicas de racismo estrutural e institucional no contexto educacional brasileiro e global, bem como discutir suas implicações para as práticas pedagógicas.
2. Fomentar a reflexão crítica sobre a interseccionalidade das idiossincrasias humanas: estudar como gênero, raça, classe e outras categorias sociais se interseccionam, influenciando as experiências educacionais de diferentes grupos sociais.
3. Desenvolver práticas pedagógicas transformadoras: elaborar práticas pedagógicas que promovam a equidade racial e social, além da consciência ambiental, a partir de ambientes educacionais inclusivos e emancipatórios.
4. Fortalecer o conhecimento sobre as políticas educacionais antirracistas: examinar o papel das políticas públicas e educacionais no combate às desigualdades raciais e sociais, em relação às legislações vigentes e aos desafios para sua operacionalização.
5. Incentivar a valorização da diversidade cultural e linguística: desenvolver abordagens pedagógicas que valorizem as culturas e línguas afrodescendentes e indígenas no currículo escolar, com foco na promoção do multiilinguismo e da diversidade cultural.
6. Estudar a relação entre ancestralidade, resistência e práticas educacionais: investigar a importância das tradições e saberes ancestrais afro-brasileiros e indígenas como ferramentas de resistência e transformação no ambiente educacional.
7. Ampliar o conhecimento sobre a cultura negra e sua contribuição para a educação: explorar as perspectivas da cultura negra na luta pela igualdade de gênero e raça na educação no que se refere às suas contribuições para a elaboração de currículos mais inclusivos e multidiversos.
8. Analisar o impacto da diáspora e da negritude na construção da identidade: discutir como a diáspora africana influencia a construção de identidades raciais e culturais no Brasil, e seu papel na educação antirracista.
9. Fortalecer a ação coletiva pela educação libertadora: desenvolver práticas pedagógicas teórico-crítico-colaborativas nas quais docentes e discentes atuem como agentes críticos de transformação social a partir dos conceitos freireanos de imersão, emersão e inserção.
10. Estudar o racismo ambiental e suas implicações educacionais: compreender como o racismo ambiental afeta comunidades marginalizadas e explorar estratégias educacionais que abordem a justiça ambiental no contexto escolar.
11. Incorporar práticas e metodologias teórico-crítico-agentivas em sala de aula: desenvolver metodologias de ensino que desafiem epistemologias hegemônicas e incentivem uma aprendizagem agentiva, crítica e inclusiva.
12. Promover a decolonização do conhecimento nas instituições de ensino: incentivar a elaboraçãode currículos que decolonizem o saber e promovam o pluralismo epistemológico, com destaque para o valor dos saberes afro-brasileiros e indígenas.
13. Estudar o papel dos movimentos sociais na transformação educacional: analisar como os movimentos sociais influenciam as mudanças nas políticas educacionais e nas práticas pedagógicas, com foco em lutas antirracistas e decoloniais.
14. Desenvolver estratégias de formação docente voltadas para a multidiversidade e para a ecoconsciência: expandir os conhecimentos sobre a diversidade racial, étnica, de gênero e cultural, assim como acerca da crise ambiental, de modo que se elaborem currículos e ambientes de aprendizagem inclusivos e ecoconscientes.
15. Promover o ativismo educacional para a equidade racial e social, além da justiça ambiental: incentivar a atuação dos participantes como agentes de mudança em suas comunidades, pautados nos saberes construídos para promover a justiça social, racial e ambiental por meio da educação transformadora e emancipatória.
PÚBLICO-ALVO
Professores, educadores, gestores educacionais, profissionais graduados de áreas afins, além interessados em temas sobre antirracismo, justiça social e ambiental, bem como educação emancipatória.
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Estefogo (Lattes: http://lattes.cnpq.br/6244789008254595)
E-mail: estefogo@gmail.com
Telefone: 12 99744-9013
Local das aulas:
Rua Expedicionário Ernesto Pereira, nº 99, Centro, Taubaté/SP, CEP: 12020-330
Secretaria do curso:
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté - SP CEP: 12020-040
Tel.: (12) 3625-4226
Mais informações:
Contato: (12) 97811-5159
Email: posatende@unitau.br
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
A Práxis Pedagógica Antirracista e Emancipatória |
30h |
A Branquitude e o Racismo Estrutural |
30h |
A Epistemologia Negra e a Educação Crítica Multidiversa |
30h |
Afrofuturismo e a Educação Transformadora Antirracista |
30h |
Cultura Negra e a Construção de Novos Saberes |
30h |
Cultura popular, educação e saberes ancestrais |
30h |
Educação, Tecnologia e Desigualdade Racial |
30h |
Justiça e Racismo Ambiental: construção da ecoconsciência |
30h |
Literatura de Resistência e Expressão Afrocentrada |
30h |
Pedagogia Crítica e a Educação como Prática de Liberdade |
30h |
Políticas Públicas para a Educação Antirracista e Ecoconsciente |
30h |
Práticas Pedagógicas Decoloniais |
30h |
Raça, Gênero e Classe: intersecções e lutas sociais |
30h |
Raça, Identidade e Representação |
30h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
30h |
TOTAL |
450h |
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FRANCISCO ESTEFOGO
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Currículo Lattes
Joyce Suéllen Lopes Dias
Titulação: Mestre
Currículo Lattes
LUCIANA DE OLIVEIRA ROCHA MAGALHÃES
Titulação: Doutor
Currículo Lattes
Rodolfo Meissner Rolando
Titulação: Doutor
Currículo Lattes