Modalidade : Presencial
Carga horária: 650h
Duração: 18 meses
Horário das aulas: Aulas presenciais dois sábados ao mês, com atividades práticas, das 08h às 17h.
Vagas: 35
Início das Aulas : fevereiro de 2024
Investimento: Matrícula de R$ 450,00 + 17 parcelas de R$ 450,00
O curso é destinado à formação de professores da Educação Básica que se interessem pela área da Educação especial-inclusiva e busquem o aprofundamento necessário à atuação tanto na sala regular, quanto em salas de recursos multifuncionais. É composto por uma parte introdutória que abrange conhecimentos gerais sobre história, legislação e fundamentação teórico-prática-metodológica para a atuação neste segmento. Após o cumprimento da carga horária básica, o curso é dedicado ao conhecimento e prática dos processos técnico-metodológicos relacionados à educação de pessoas com necessidades especiais da área da DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
FUNDAMENTOS DE FORMAÇÃO BÁSICA
História, Legislação e Políticas públicas sobre Educação Especial
Acessibilidade e Inclusão Social e Escolar
Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica e no Ensino Superior
Fundamentos de Defectologia: Teoria Histórico-cultural de Vigotski
Ensino/Docência no Ensino Superior
Metodologias de Pesquisa e Elaboração de Artigos Científicos
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Fundamentos Psiconeurológicos da Deficiência intelectual
Práticas e Recursos Pedagógicas na Educação do Aluno com Deficiência Intelectual
Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Intelectual
Desenho Universal na Aprendizagem e a Educação do Aluno com Deficiência Intelectual
Escola, Família e Deficiência Intelectual
Deficiência Intelectual, Sexualidade e Mercado de Trabalho
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO PRÁTICA
Estágio Supervisionado em Escolas com Alunos Incluídos
Trabalho de Conclusão de Curso