Processo Seletivo
Edital para o processo seletivo turma 2023
PESQUISA
Linhas de pesquisa
- Composição, Estrutura e Processos do Ambiente Natural (CEPAN)
A linha aborda o desenvolvimento de pesquisas sobre a análise de bacias hidrográficas, a caracterização e a análise de ecossistemas naturais e o manejo integrado de resíduos, com foco na conservação da biodiversidade. Também são discutidos alguns temas, como a hidrologia ambiental, a qualidade e o reuso da água, o cuidado com o solo e a vegetação e a variabilidade climática por meio de aulas em campo, com análises em laboratório e com aplicações de tecnologias espaciais.
- Transformação e Construção do Ambiente Humano (TCAH)
Com o foco no ambiente humano, a linha desenvolve pesquisas sobre a regulação do comportamento humano pró-ambiental, a avaliação e o controle do conforto ambiental. Durante as aulas, são apresentados os conceitos relacionados à preservação do meio ambiente e uma análise das políticas públicas de disposição de resíduos sólidos. O planejamento de ambientes urbanos e regionais também é discutido com o objetivo de melhorar a saúde humana.
Grupos de pesquisa
O mestrado profissional em Ciências Ambientais conta com cinco grupos de pesquisa, que abordam alguns temas, como os impactos ambientais, os organismos aquáticos e os ecossistemas da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Confira todas as pesquisas realizadas aqui.
Dissertação
As normas para a elaboração da dissertação e dos trabalhos acadêmicos estão disponíveis aqui.
Intercâmbios e atividades extracurriculares
Os alunos do mestrado profissional em Ciências Ambientais podem participar de seminários, além de realizar um curso de verão oferecido em convênio com o Instituto Politécnico de Bari, na Itália. A seletiva acontece no mês de maio e os alunos devem estar munidos da documentação a seguir:
- Cópia do passaporte com validade mínima de 08 meses;
- Cópia do histórico escolar e do currículo Lattes;
- Declaração de futura aquisição de passagem aérea de ida e volta para o período do curso;
- Declaração de futura aquisição do seguro-viagem e de permanência na Itália;
- Carta de interesse para participação no curso (português/inglês).
DISCIPLINAS
Disciplinas obrigatórias
- Desenvolvimento Sustentável
Carga horária: 60 horas (4 créditos)
A disciplina apresenta aos alunos os conceitos de sustentabilidade, as dimensões variadas dos ciclos naturais e das atividades humanas, além de mostrar as convenções internacionais e as teorias para colocar em prática o desenvolvimento sustentável.
- Estudos e Análises de Processos Ambientais
Carga Horária: 60 h Créditos: 4
As aulas abordam conceitos em ecologia relacionados à estrutura e ao funcionamento dos sistemas aquáticos, terrestres e urbanos e a ação antrópica sobre os mesmos.
- Metodologia da Pesquisa Científica em Ciências Ambientais
Carga horária: 60 horas (4 créditos)
Introdução à investigação científica com orientações para a produção da dissertação. Os temas das aulas são: organização e planejamento experimental, escrevendo uma dissertação, etapas importantes da revisão bibliográfica, a publicação científica, a ética na pesquisa científica e escrevendo um artigo científico.
- Seminários de Pesquisas
Carga horária: 60 horas (4 créditos)
Os alunos apresentam e assistem a diversos seminários. Cada estudante deverá elaborar, pelo menos, dois trabalhos sobre o estágio atual do plano de dissertação, com enfoque interdisciplinar. As apresentações são avaliadas pelo coordenador da disciplina e por mais dois docentes vinculados à linha de pesquisa específica do estudo.
Disciplinas optativas
- Avaliação da Qualidade e o Reuso da Água
Carga horária: 45h Créditos: 3
A disciplina fornece conhecimentos sobre as técnicas de avaliação da qualidade da água, as implicações das atividades humanas sobre os recursos hídricos e os fundamentos dos processos aplicáveis à reutilização de água.
- Contaminação e Remediação do Solo
Carga horária: 45h Créditos: 3
A disciplina apresenta conceitos de poluição, de contaminação e de remediação do solo. Entre os assuntos abordados estão os limites críticos de poluentes, a aplicação de resíduos não perigosos e os sistemas de monitoramento.
- Direito Ambiental: Mecanismo de Equilíbrio na Relação Homem Ambiente
Carga horária: 45h Créditos: 3
A disciplina enfatiza os aspectos jurídicos relacionados ao meio ambiente, a partir de conceitos e de normas do direito positivo vigente, especialmente o direito pátrio.
- Hidrologia Ambiental
Carga horária: 45h Créditos: 3
Durante as aulas, há uma análise integrada dos elementos do ciclo hidrológico e dos fatores que interferem nos escoamentos superficiais e subterrâneos em bacias hidrográficas. Também são estudados os procedimentos e as metodologias usadas para a quantificação dos fluxos de água e dos impactos ambientais.
- Impactos dos Agentes Patogênicos de Veiculação Hídrica e Alimentar
Carga horária: 45h Créditos: 3
Durante as aulas, são abordados os aspectos socioambientais, epidemiológicos e biológicos que condicionam a ocorrência das principais doenças infecciosas e parasitárias de interesse em saúde pública. Os pesquisadores estudam os alimentos como veiculadores de agentes patogênicos e a adaptação dos vetores e dos hospedeiros intermediários.
- Manejo e Restauração do Solo e da Vegetação
Carga horária: 45h Créditos: 3
Oferece conhecimento sobre os processos de sucessão e de regeneração da vegetação em áreas naturais e alteradas por distúrbios da natureza ou antrópicos. Os alunos debatem os modelos de manejo sustentado em diversos ecossistemas e adquirem argumentos para propor ações de recuperação das áreas prejudicadas.
- Planejamento Ambiental
Carga horária: 45h Créditos: 3
Estudo crítico de questões presentes no desenvolvimento de estruturas ambientais urbanas e regionais. A gestão do planejamento é abordada em situações de complexidade diante de alguns fatores múltiplos de desenvolvimento, como o turismo, a industrialização e a agricultura.
- Preservação de Bens Culturais e Ambientais
Carga horária: 45h Créditos: 3
Apresenta conceitos sobre o reequilíbrio do meio ambiente junto às questões socioeconômicas, históricas e culturais dos bens imóveis e naturais. A disciplina analisa as políticas e as atividades administrativas voltadas à preservação dos bens culturais e ambientais, com ênfase na programação e na gestão do planejamento sustentável.
- Princípios para Conservação da Biodiversidade
Carga horária: 45h Créditos: 3
Apresenta uma base histórica sobre a origem da vida e dos processos que levaram à diversidade biológica atual. Por meio de aulas práticas e teóricas, os alunos entram em contato com os métodos de conservação "ex situ" e "in situ", os quais enfatizam o planejamento de Unidades de Conservação os conceitos e as técnicas usadas para a gestão dessas áreas.
- Processos Atmosféricos e Variabilidade Climática
Carga horária: 45h Créditos: 3
Por meio da análise de fatores e elementos climáticos, da classificação e da distribuição dos climas na superfície terrestre, a disciplina enfoca o sistema clima. O curso apresenta uma visão global sobre tempo e clima, que pode auxiliar na resolução de problemas ambientais.
- Resíduo Urbano, Industrial e a Saúde Humana
Carga horária: 45h Créditos: 3
Debate a problemática dos resíduos sólidos urbanos e industriais e apresenta novos conhecimentos sobre a organização e as tendências da gestão no segmento.
- Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Carga horária: 45h Créditos: 3
Capacita os estudantes sobre a utilização do sensoriamento remoto, do geoprocessamento e do mapeamento. As ferramentas podem apoiar os projetos de desenvolvimento sustentável, o planejamento integrado de bacias hidrográficas e o monitoramento do meio ambiente.
Infraestrutura
O curso dispõe de infraestrutura de vários laboratórios, tais como os de Informática, de Análises Físicas e Químicas do Solo, de Tecnologia de Sementes, de Microbiologia do Solo e de Fitopatologia, de Zoologia, de Parasitologia, de Fotogrametria Arquitetônica, de Microscopia, de Processos Biológicos Aplicados ao Meio Ambiente (LPBAMA), de Análise de Águas e Efluentes, de Sensoriamento Remoto, de Geoprocessamento e Informática Rural (LAGEO), além de um Posto Meteorológico e de uma Fazenda Piloto com área experimental de aproximadamente 65 hectares.
Auditório: O auditório Geraldo Guimarães dispõe de aproximadamente 150 lugares em plano inclinado com sistema de som e projeção, bem como sistema de acesso à internet por cabo e sem fio, que são utilizados pelo programa para a realização de eventos.
Transporte: Para as disciplinas que realizam excursões, trabalhos de campo e visitas técnicas, a UNITAU disponibiliza para o programa conduções como ônibus urbano e rodoviários, micro-ônibus e vans.
Link para Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos (VANCOUVER): Clique aqui
INFRAESTRUTURA
Na Universidade de Taubaté, a infraestrutura disponível para o curso inclui vários laboratórios, tais como os de Informática, de Análises Físicas e Químicas do Solo, de Tecnologia de Sementes, de Microbiologia do Solo e de Fitopatologia, de Zoologia, de Parasitologia, de Fotogrametria Arquitetônica, de Microscopia, de Processos Biológicos Aplicados ao Meio Ambiente (LPBAMA), de Análise de Águas e Efluentes, de Sensoriamento Remoto, de Geoprocessamento e Informática Rural (LAGEO), além de um Posto Meteorológico e de uma Fazenda Piloto com área experimental de aproximadamente 65 hectares.
Auditório: O auditório Geraldo Guimarães dispõe de aproximadamente 150 lugares em plano inclinado com sistema de som e projeção, bem como sistema de acesso à internet por cabo e sem fio, que são utilizados pelo programa para a realização de eventos.
Corpo Docente