(Foto: Medicina/UNITAU)

Projeto humanitário idealizado por estudantes de Medicina UNITAU amplia cuidados à população em situação de rua

Primeira ação ocorre neste sábado (30) no bairro Porto Novo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.

Link curto: https://unitau.me/3PKl14Q

29/05/2026 09h11 ⋅ Atualizada em 29/05/2026 09h12


Uma iniciativa dos alunos do curso de Medicina e Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) que nasceu do voluntariado e da sensibilidade de estudantes de medicina do Campus Caraguá terá sua primeira ação oficial neste sábado (30), das 8h30 às 13h, no bairro Porto Novo, em Caraguá. O projeto “Inspire”, idealizado pelos próprios universitários, atuará em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Caraguá para oferecer atendimentos médicos e atividades de promoção à saúde voltados especificamente para a população em situação de rua do município.

O projeto, focado na promoção da saúde e no cuidado integral à população em situação de rua, atuará em parceria direta com a Secretaria de Assistência Social e o Centro Pop. Essa colaboração passou a ganhar forma após a repercussão de uma matéria da UNITAU que destacou a ação dos dois universitários, Thiago Vilella do 8° semestre e Nelson Migani do 7° semestre de Medicina, em São Paulo no evento “Fest pra Rua”. 

Segundo o coordenador geral do projeto, Thiago, a notícia teve um impacto significativo e por isso, chamou atenção da Prefeitura de Caraguá, que buscou os alunos para replicar o modelo de atendimento no Litoral Norte.

O Inspire nasceu com o propósito de romper barreiras da invisibilidade social. Para Thiago, a iniciativa mexe diretamente com o que deve ser a formação de um médico: humanização.

“O estudante precisa ter contato com essa realidade. [...] Essa consciência de que as pessoas mais vulneráveis e necessitadas merecem o nível de excelência no atendimento, precisa estar na nossa essência”, defende o futuro médico.

Thiago enfatiza que na Medicina, o trabalho deve ser humanizado através de um atendimento caloroso, multidisciplinar e qualitativo. “A saúde é a porta de entrada para devolver a dignidade e dar a pessoas em situação de rua, a perspectiva de que elas podem sim, ser reinseridas na sociedade, retornar para suas casas e seus empregos”, expressa Thiago.

A ação neste sábado mobilizará uma rede de apoio. O atendimento clínico e a triagem serão realizados diretamente por cerca de 15 alunos de Medicina e 13 da Enfermagem, com o suporte e a supervisão direta de professores e médicos especialistas.

Toda a conduta médica e a hipótese diagnóstica serão construídas pelos estudantes, que realizarão os encaminhamentos necessários para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPAs ou hospitais da região em casos mais complexos. O evento contará ainda com rodas de conversa e atividades de ligas acadêmicas.

Vestibular de Inverno 2026

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de Medicina UNITAU. Há vagas para os três campi: Caraguá, Cruzeiro e Taubaté. Saiba mais em unitau.br/medicina.

Gabriel Salles
ACOM/UNITAU