(Foto: ACOM/UNITAU)

Estudantes de Enfermagem orientam servidores UNITAU sobre cuidados com a saúde no dia a dia profissional

A atividade reúne estudantes e servidores do Campus Bom Conselho em um momento de troca sobre saúde, ergonomia e bem-estar no ambiente profissional

Link curto: https://unitau.me/3Ps1lCC

19/05/2026 15h26 ⋅ Atualizada em 19/05/2026 15h34


Entre orientações sobre postura, pausas e bem-estar no ambiente de trabalho, os calouros do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) viveram uma das primeiras experiências práticas da graduação, no Campus Bom Conselho. A atividade promoveu um momento de troca e aprendizado entre universitários e funcionários, aproximando os estudantes da rotina profissional e fortalecendo a integração com a comunidade universitária.

A experiência também dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado à promoção da saúde e do bem-estar. A ação buscou reforçar a importância dos cuidados físicos e mentais no ambiente profissional. 

O docente de Enfermagem e coordenador do Laboratório de Simulação Realística, Prof. Me. Marcelo Feitosa, destacou a importância de levar saúde e prevenção para o cotidiano de trabalho dos servidores. “Pensando também dentro do objetivo do desenvolvimento sustentável, trazendo um pouquinho sobre saúde e bem-estar e também as questões práticas relacionadas ao dia a dia do trabalho”.

Durante a atividade, os alunos compartilharam orientações sobre ergonomia no ambiente profissional, abordando hábitos e cuidados que ajudam a prevenir dores e desconfortos causados pela rotina diária. A técnica em Segurança do Trabalho do setor SESMO da UNITAU, Luciana Gonçalves, acompanhou a ação e destacou a importância desse cuidado com a saúde dos funcionários. “Fui convidada pelo Prof. Marcelo para acompanhar o pessoal da Enfermagem fazer um trabalho de ergonomia, que se trata exatamente de prevenção. Cuidar da saúde é muito importante”. 

A estudante do 1º semestre de Enfermagem, Maria Elisa dos Santos, explicou que a proposta também buscou reforçar a importância dos cuidados no dia a dia sobre a importância de pausas e movimentos durante a rotina profissional. Segundo ela, pequenas mudanças podem contribuir para o bem-estar físico e mental no dia a dia. “Quem trabalha com atividades mais cansativas e passa muito tempo sentado precisa desse toque sobre o que é ergonomia no trabalho e como a gente pode se exercitar às vezes, além de desocupar a mente do que a gente está focado ali para o trabalho fluir melhor”, destacou a estudante. 

A vivência prática evidencia que o cuidado com a saúde também faz parte da construção de um ambiente universitário mais acolhedor, humano e saudável. 

 

Gabrielly Marques

ACOM/UNITAU